Veículos de Comunicação

Fake News?

Polícia não confirma ataque a escolas anunciado em aplicativo de celular

Comandante da PM diz não desconsiderar mensagens e que fonte será checada

Áudio aponta nomes de escolas e pede para que 'os irmãos' tomem cuidado - André Barbosa/JPNEWS
Áudio aponta nomes de escolas e pede para que 'os irmãos' tomem cuidado - André Barbosa/JPNEWS

Um áudio duvidoso compartilhado em redes sociais por aplicativo de celular tem assustado moradores três-lagoenses. Neste, um suposto evangélico anuncia série de ataques de bandidos armados a escolas da cidade, cita nomes e pede para que a população fique atenta.

O comando da Polícia Militar de Três Lagoas teve acesso à postagem e não confirmou a informação, apontando uma possível fake news, "replicada irresponsavelmente por internautas", desde a segunda-feira (1).

De acordo com o major Ênio de Souza Soares, a informação não será desprezada, entretanto não aparenta credibilidade. “Recebi de muita gente este áudio. Cheira a pessoas que gostam de causar problemas, gerar tumulto. Vamos verificar todas as informações, mas não vejo muita credibilidade nesta divulgação. Pode, inclusive, se tratar de diversas situações, como alunos querendo faltar nas aulas, causar tumulto, enfim. Há várias questões envolvidas nisso”, disse.

Para o major, a população pode ajudar a identificar as possíveis fakesnews.  “As pessoas estão replicando este tipo de postagem, sem saber a fonte. Não sabem de onde saiu, quem disse, ou sua real origem, e isso é perigoso”, disse.

Ênio de Souza deverá divulgar um vídeo onde mostrará como proceder em caso de recebimento de uma mensagem duvidosa e solicitará aos internautas para que não repliquem tais postagens, em redes sociais. “Toda fonte é checada e a PM hoje, dispõe de meios para identificar rapidamente o propagador das chamadas fake news”, finalizou.