A Secretaria Municipal de Saúde iniciou um trabalho de reestruturação em relação ao formato de agendamento das unidades de saúde de Três Lagoas. O objetivo é reduzir o número de pessoas na fila por uma consulta. De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Ludmila do Vale Silva, cada unidade tem uma característica de atendimento, por isso o trabalho da secretaria tem sido realizado conforme a demanda de cada região.
Três Lagoas
Postos de Saúde adotam novo sistema de agendamento
Objetivo é reduzir o número de pessoas na fila por uma consulta
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque São Carlos, por exemplo, a secretaria já iniciou uma mudança no agendamento a fim de resolver o problema de pessoas na fila de espera. “Essa unidade tem uma grande demanda, já que atende a pessoas de toda a cidade. Além disso, algumas ainda têm o hábito de chegar de madrugada e ficar na fila, embora não exista essa necessidade”, comentou.
Ludmila disse que o agendamento é dividido em três etapas: parte das consultas é destinada a quem está na fila, em especial as pessoas com febre, vômito, entre outros sintomas, e que necessitam de atendimento imediato; outras são reservadas para os idosos que estão na fila e também para os que já foram agendados pelos agentes comunitários de saúde; e as demais são destinadas para aqueles que agendaram com antecedência.
“Há 15 dias implantamos esse novo formato de atendimento para evitar que as pessoas fiquem nas filas. Agora, elas podem agendar suas consultas para serem atendidas no dia em que as marcaram, sem a necessidade de perder um dia de trabalho ficando na fila para agendar a consulta. É só o paciente passar na unidade durante o horário de funcionamento e agendar a consulta”, ressaltou Ludmila do Vale.
A prefeita Márcia Moura já havia adiantado que uma de suas metas para este ano seria acabar com a burocracia existente para marcar uma consulta. A Secretaria de Saúde já iniciou o processo para que isso aconteça. Segundo a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, todas as unidades de saúde contam com médicos. A intenção, de acordo com ela, é ampliar o número de profissionais em algumas unidades.