A prefeita Márcia Moura (PMDB) exonerou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, na tarde desta quarta-feira (2). Em entrevista ao JP, Canela disse que a prefeita alegou razões técnicas e também política para demiti-lo. "Essa foi uma questão de necessidade da prefeita, que precisa viabilizar a sua reeleição”, afirmou Canela, ressaltando que a demissão foi para ele uma "relativa surpresa".
O Jornal do Povo já havia antecipado na semana passada, que a prefeita começaria o mês de fevereiro realizando mudanças em vários escalões da prefeitura, e implantaria um estilo próprio à sua administração.
Cristovam Canela informou que aguardará no cargo até a publicação da exoneração em Diário Oficial. “A prefeita pediu que eu permanecesse no cargo até a publicação, também estou concluindo o relatório das ações desenvolvidas pela secretaria em 2010”, esclareceu. Durante todo o dia de ontem, o secretário realizou a entrega de cartilhas educativas nas escolas.
Canela afirmou que respeita as necessidades da administração. “Tenho um respeito e uma amizade muito grande pela família da Márcia Moura. É uma família, cuja história se confunde com a história da cidade”, complementou.
Questionado se o fato de não ser mais filiado ao PSDB, e a nenhum outro partido, teria contribuído para sua demissão, o secretário disse não acreditar nesta possibilidade. Um pouco abatido, Canela preferiu não dar mais detalhes de sua saída da secretaria.
Apesar de não confirmar, o JP apurou que Canela já vinha sofrendo desgaste político. Um dos motivos que pode ter levado a demissão foi uma discussão que ocorreu no ano passado entre ele e o secretário municipal de Finanças, Walmir Marques Arantes. O fato da secretaria de Cristovam Canela ser a responsável pela aplicação de multas para quem descumprir as leis ambientais, também pode ter contribuído para o desgaste político.