Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeitura de Três Lagoas desconhece liberação de verba federal

Todavia, Getúlio Neves afirmou que Três Lagoas ainda não foi contemplada com o dinheiro

O secretário municipal de Obras, Getúlio Neves, disse ontem que não tem conhecimento da liberação de R$ 1,8 milhão de verba federal para recuperação da cidade, em razão da destruição causada pelo temporal de 27 de setembro. A liberação desses recursos foi anunciada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Segundo declaração do responsável pela coordenadoria, coronel Ociel Ortiz Elias, o recurso, no valor total de R$ 10 milhões, que havia sido empenhado para dez municípios, já estaria liberado. "Com essa fase final do processo de liberação, o município já pode, de fato, gastar o dinheiro, aplicando conforme o plano de trabalho apresentado ao Ministério da Integração Nacional", disse o coronel. 

Todavia, Getúlio Neves afirmou que Três Lagoas ainda não foi contemplada com o dinheiro. “Não temos conhecimento desta informação que está sendo repassada pelo Ortiz. Acho um absurdo”, declarou. Der acordo com o secretario, todo procedimento necessário para a liberação da verba foi realizado pela administração municipal. “Fomos a Brasília, apresentamos o plano de trabalho, para posterior apresentação dos projetos”, disse.

O secretário informou que o procedimento final para a disponibilização do recurso está sob a responsabilidade do departamento de engenharia do Ministério da Integração Nacional. “Ainda estamos aguardando uma posição”, ressaltou.

LIBERAÇÃO
A liberação do recurso para os municípios atingidos pelo temporal ocorrido em setembro de 2010 já se arrasta há quase quatro meses.  Desde então, algumas informações foram divulgadas que a verba teria sido liberada. Em outubro do ano passado, o senador Delcídio do Amaral (PT) esteve em Três Lagoas, onde percorreu os principais pontos castigados pela chuva na intenção de contribuir para a liberação do valor.

Além do parlamentar, a vice- governadora, Simone Tebet (PMDB), também tinha se comprometido em empenhar para que Três Lagoas fosse contemplada com o dinheiro, que seria disponibilizado para ajudar na reconstrução da cidade.