O professor de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lourival dos Santos participou na manhã desta sexta-feira (5), do programa RCN Notícias 2ª Edição, da Cultura FM 106,5. O doutor em História do Brasil falou sobre a “esfriada” das manifestações que aconteceram nas últimas semanas em boa parte do território nacional.
Três Lagoas
Professor de História fala sobre ?esfriada? das manifestações
Queda do movimento não está relacionada ao fato do Brasil ter ganhado a Copa das Confederações
Conforme Lourival, este “congelamento” das manifestações de movimento apartidários, que saíram as ruas para protestarem contra corrupção, além de inúmeras pautas, não está relacionado ao fato de o Brasil ter sido campeão na Copa das Confederações. “Seria uma vinculação muito fácil, seria subestimar as pessoas”, disse.
Para ele, a copa teria sido o que impulsionou a manifestação, e não o que a fez “parar”. “É evidente que o povo aproveitou que a imprensa internacional estaria no Brasil para realizar a cobertura da Copa das Confederações, e mandaram pela mídia o recado ao mundo todo”, defendeu o professor.
O professor ainda explica que a atitude dos manifestantes independe da paixão pelo futebol. “Em 2002, por exemplo, o Brasil ganhou Copa, e nem por isso o candidato eleito foi o apoiado pelo Fernando Henrique Cardoso, então presidente na época”.