Veículos de Comunicação

Três Lagoas

São Silvestre completa 90 anos de história

Uma das mais tradicionais prova do mundo, competição nunca teve qualquer interrupção nesses quase um século

O maior vencedor e recordista da prova, até hoje, é o queniano Paul Tergat, com cinco vitórias - Divulgação Internet
O maior vencedor e recordista da prova, até hoje, é o queniano Paul Tergat, com cinco vitórias - Divulgação Internet

A prova de rua que é uma das mais tradicionais do mundo, a São Silvestre que acontece amanha, dia 31,  chega a sua 90ª edição sem qualquer interrupção. Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero no ano de 1924, foi realizada até mesmo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Segunda Guerra Mundial.

A Corrida continua a ser realizada no período da manhã, com a primeira largada, para corredores cadeirantes, às 6h50, e para portadores de necessidades especiais, às 6h55. O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, é a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral.

O percurso de 15 km passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com largada na Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

O maior vencedor e recordista da prova, até hoje, é o queniano Paul Tergat, com cinco vitórias. Entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota enfileirou seis vitórias consecutivas nos anos 1980 e é a maior vencedora. Tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova Iorque, o maratonista Marilson Gomes dos Santos, com 38 anos, continua sendo o maior campeão nacional e a principal aposta brasileira. No ano passado, Marilson terminou em quinto lugar.