Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretário defende empresa pública de banda larga no Brasil

Nesta quinta-feira, os papéis da empresa na Bovespa subiam 3,7 por cento, enquanto o Ibovespa exibia valorização de 1,5 por cento

O secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Rogério Sant Anna, defendeu nesta quinta-feira (26) a criação de uma empresa pública de banda larga que estimule a concorrência com o setor privado.


Segundo ele, "a Telebrás é uma possibilidade, mas ainda não há uma posição do governo" para o uso dessa companhia no comando desse projeto.


A estatal que abrigava as operadoras de telefonia antes da privatização do setor, há 10 anos, ainda existe como figura jurídica, mas já não tem operações de telecomunicações.


No final do ano, a autorização do governo federal para que a Telebrás promovesse um aumento de capital de 200 milhões de reais reacendeu a discussão sobre a reativação da companhia, levando seus papéis, quase sem liquidez, a altas de 30 por cento na Bovespa.


Nesta quinta-feira, os papéis da empresa na Bovespa subiam 3,7 por cento, enquanto o Ibovespa exibia valorização de 1,5 por cento.


CONDENADOS À DESCONEXÃO ETERNA


Na avaliação do secretário, se o governo utilizar sua infraestrutura para prestar acesso à população, "vai influenciar a concorrência com as empresas privadas, para que elas enxerguem mercado onde hoje não enxergam", afirmou, citando as cidades com menor concentração populacional e o público de baixa renda.