A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) elaborou um planejamento integrado entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e agências de Inteligência, coordenados pela Superintendência de Inteligência da Secretaria, para garantir tranquilidade aos eleitores de todo o Estado durante as eleições do próximo domingo (5). Nesta quinta-feira (2), representantes de cada instituição se reuniram para consolidar o plano.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, todo o dispositivo da segurança pública atuará de forma integrada e está pronto, com o planejamento detalhado, para atender Campo Grande e todos os municípios do Estado, garantindo tranquilidade durante a votação. “Nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Três Lagoas, atuaremos de forma suplementar, por meio da Polícia Civil à atuação da Polícia Federal, que é a polícia judiciária eleitoral. Nos demais 74 municípios onde não há unidades da Polícia Federal, a Polícia Civil subsidiariamente estará atuando como polícia judiciária eleitoral. E a Polícia Militar atuará nas 79 cidades, realizando o policiamento ostensivo e preventivo ”, explicou Jacini.
Segundo o secretário, o Corpo de Bombeiros, na Capital e no interior manterá um oficial em contato direto com os juízes eleitorais, a fim de garantir atendimento prioritário a qualquer anormalidade nas zonas de votação. E no dia da apuração em Campo Grande, na sede do TRE será montada uma estrutura com viaturas de prontidão para atendimento, prevenção, combate a incêndios, busca, salvamento e socorro público. O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) também integra o planejamento, reforçando o policiamento em 33 municípios do Interior. O secretário informou também que o efetivo do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) será reforçado, a fim dar melhor encaminhamento as denúncias e dúvidas recebidas pelas centrais de atendimento 190 e 193.