Entre 24 a 28 de novembro, acontece em todo o país, a 9ª Semana Nacional da Conciliação, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais brasileiros. No balanço divulgado pelo Tribunal de Justiça do Estado, no primeiro dia da semana 1.389.590,22 reais foi o valor em acordos solucionados.
A mobilização busca resolver processos em andamento na justiça brasileira e, ao mesmo tempo, disseminar a cultura conciliatória como mais um meio disponível para a solução de conflitos.
Vários tipos de conflitos podem ser resolvidos por meio da conciliação como pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio. No entanto, não se pode conciliar em casos envolvendo crimes contra a vida (homicídios), nem nas situações previstas na Lei Maria da Penha (denúncia de agressões entre marido e mulher).
No estado durante a semana, mais de quatro mil processos foram agendados. Somente no primeiro dia da mobilização o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul realizou 616 audiências em todo o Estado, destas, 206 resultaram em acordos e 1.429 pessoas atendidas.
Em 2013, a Semana Nacional de Conciliação alcançou o maior número de acordos entre as mobilizações, chegando a 376.518 sessões realizadas, com acordos em 54% delas. Ao todo, foram 203.370 processos liquidados e mais de R$ 1 bilhão em valores homologados.