
Morreu ontem, aos 68 anos, o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário. Ele estava internado desde segunda-feira no hospital Unimed, de Americana (SP), cidade onde morava. Segundo o boletim médico, ele teve insuficiência do miocárdio, seguida de parada cardíaca.
“Vamos rezar por este homem que tanta alegria nos deu. É impossível descrever nossa tristeza. Estamos todos em estado de choque”, destaca nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa da dupla. "Mas o tempo cercou minha estrada e o cansaço me dominou. Minhas vistas se escureceram e o final desta vida chegou", ressalta o texto, em referência a uma das letras da dupla.
TRÊS LAGOAS
Valdomiro Américo, mais conhecido como Murieta é o José Rico de Três Lagoas. De tanto escutar das pessoas que era parecido com o cantor, começou a gostar da ideia, e há 15 anos tem como hobby se apresentar em festas imitando o artista.
Por volta das 15h00 de ontem Murieta foi comunicado da morte de seu ídolo. A notícia abalou o fã que chorou durante horas, a perda do cantor que acompanha desde o início da carreira. Emocionado, o sósia pretende ir ao velório dar adeus ao ídolo José Rico.
BIBLIOGRAFIA
Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, José Rico nasceu em São José do Belmonte, em Pernambuco, no dia 20 de junho de 1946. Ele foi criado na cidade de Terra Rica, Paraná. Seu nome artístico faz referência à cidade.
A dupla com Romeu Januário de Matos, o Milionário, começou em 1968, após encontro casual em um hotel de São Paulo. Em 1982, a dupla alcançou grande sucesso com Tribunal do Amor.
Seus sucessos incluem músicas como Jogo de amor, De Longe Também se Ama, O Tropeiro, Amor Dividido e Estrada da Vida, que vendeu mais de 2 milhões de cópias e deu origem ao roteiro do filme homônimo, dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos.
No fim da década de 90, a dupla já havia vendido mais de 31 milhões de discos, com destaque para as canções A Carta, Vontade Divina, Dê Amor Pra Quem te Ama e Viver a Vida.