O setor de telefonia, fixa e móvel, liderou mais uma vez o ranking de reclamações registradas no Programa de Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) no mês de agosto. Conforme levantamento divulgado pelo órgão ontem, das dez “empresas mais reclamadas”, cinco eram do setor de telefonia ou internet.
A líder, segundo o ranking, foi a Oi Brasil Telecom. Apenas no mês passado, 80 clientes buscaram o Proconcom alguma queixa contra os serviços oferecidos pela empresa. Além desses, 19 procedimentos tiveram que ser abertos para buscar uma solução.
Já em segundo lugar, o ranking cita a empresa de telefonia Claro, com 47 atendimentos. Entretanto, nas reclamações, a empresa cai para a oitava posição, com quatro procedimentos abertos. A Vivo aparece em terceiro lugar em atendimentos de clientes insatisfeitos, 26 ao todo, e no sétimo em relação ao número de reclamações abertas, cinco ao todo. A empresa é seguida pelo Banco Bradesco, única agência bancária a compor o ranking das dez empresas com mais reclamações.
Em agosto, o Procon atendeu a 20 clientes desse banco insatisfeitos com algum serviço. Em contrapartida, a agência não é citada no ranking paralelo, de procedimentos abertos. Nesse caso, compõem o ranking os bancos Cruzeiro do Sul, com seis reclamações abertas e Santander Brasil, também com seis reclamações.
A empresa Embratel e a rede de lojas Magazine Luiza ocupam, respectivamente, a quinta e sexta colocação no ranking de atendimentos. O Procon de Três Lagoas registrou 12 atendimentos nos dois casos. Além disso, quatro reclamações foram abertas contra a empresa Magazine Luiza. No caso da Embratel, não houver abertura de reclamações.
A Elektro, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica no município, também é citada na sétima posição do ranking (nove atendimentos). Ela é seguida, das empresas Sky Brasil Serviços, Terra e Tim, todas com nove atendimentos.
A Sky e a Terra são citadas no ranking paralelo, de reclamações abertas, com cinco casos cada uma. OProcon de Três Lagoas ainda cita a editora Abril, com quatro procedimentos abertos nesse ranking.
GERAL
Juntas, as empresas que compõem o ranking somam 234 atendimentos a clientes insatisfeitos realizados pelo Procon local. O número equivale a 32% do total de atendimentos registrados em todo o mês. Em agosto, os servidores do órgão atenderam a 308 pessoas com algum tipo de insatisfação. No mesmo período, 147 clientes registraram reclamações contra algum tipo de serviço, sendo 64 delas apenas contra as empresas que lideraram o ranking.
Em nota, o Procon informou que do total de 455 casos registrados (entre atendimentos e reclamações abertas), as principais queixas dos consumidores estão relacionadas à cobranças indevidas, produtos com defeito, não cumprimento de ofertas e problemas no cancelamento de contratos.
O órgão explicou que a lista é composta por atendimentos em geral e abertura de reclamações, “sendo necessário o registro da reclamação para oficializar o atendimento à demanda do consumidor”. A divulgação do ranking das empresas mais reclamadas em Três Lagoas visa tornar o trabalho do Procon mais transparente, tanto para consumidores quanto para empresas.
Nessa semana, a direção do órgão recebeu a visita de sete representantes da agência do Banco Bradesco. O encontro teve como objetivo buscar soluções das pendências que existem entre banco e consumidor.