Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas registra 60 casos de acidente de trabalho neste ano

Comparado ao ano passado houve uma queda no número de acidentes

Três Lagoas registra 60 casos de acidente de trabalho neste ano

Até meados do mês de novembro deste ano já foram registrados em Três Lagoas 60 casos de acidente de trabalho, segundo informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Define-se como acidente de trabalho aquele que ocorre no exercício do trabalho e os acidentes de trajeto que são os de percurso de saída ou entrada do trabalho até a residência, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.

Em menos de 15 dias a cidade registrou três casos de acidentes deste tipo, um deles acarretou na morte de um jovem de 21 anos, todos envolvendo vítimas com menos de 25 anos. Em 2013 durante todo o ano foram registrados 99 casos.

No Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) durante 2013, foram registrados aproximadamente 717,9 mil acidentes do trabalho. Comparado com 2012, o número de acidentes de trabalho teve aumento de 0,55%. Os acidentes com registro na Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT) aumentou em 2,30% de 2012 para 2013. Do total de acidentes registrados com CAT, os acidentes típicos representaram 77,32%; os de trajeto 19,96% e as doenças do trabalho 2,72%.

As principais vítimas desses acidentes foram homens, representando 73,01% dos casos, enquanto as mulheres ficaram com 26,99. Quando se trata de acidentes no trajeto para o trabalho, a faixa etária mais comum foi de pessoas de 20 a 29 anos. E de 30 a 39 anos, a faixa etária com maior incidência nas doenças do trabalho.

Acidentes em Três Lagoas

Em Três Lagoas, neste ano os acidentes mais comuns foram as quedas de altura na construção civil, e na maioria das vezes o diagnóstico são fraturas em membros do corpo do trabalhador.

Outros casos incidentes são os esmagamento e amputação de membros por máquinas em geral, nas indústrias e comércio e acidentes com materiais cortantes contaminados, registrados em trabalhadores da área da saúde e coletores de lixo.

Casos recentes:

28 de outubro – Jucélio Gomes de Lima, 23, operário da construção civil, morreu ao cair de uma estrutura pré-moldada, de aproximadamente 12 metros de altura, na Avenida Mabel, no Distrito Industrial

07 de novembro – Um jovem de 21 anos caiu do telhado da obra de reforma de uma panificadora, no bairro Santo André. A vítima teve escoriações pelo corpo.

10 de novembro – Um trabalhador de 22 anos caiu do telhado de uma residência, na Rua Getúlio Garcia Marques, no bairro Jardim Alvorada. O jovem sofreu escoriações pelo corpo.

Fonte: Levantamento feito pelo JP em parceria com a TVC Canal 13