Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Treslagoenses já estão com 13º comprometido

Maioria da população garante que o dinheiro do 13º vai para o pagamento de contas

Depois do susto com o movimento fraco, o comércio de Três Lagoas finalmente começa a entrar em clima de Natal. Na Paranaíba – uma das ruas mais movimentadas do centro- muita gente está circulando com sacolas nas mãos.

Embora o movimento de pessoas comprando tenha aumentado, não significa que necessariamente o dinheiro que entra nas lojas seja proveniente do 13º salário. A diarista, Maria Encarnação Ananias, saiu de casa na companhia do filho para comprar presentes. De acordo com ela, o dinheiro está sendo gasto antecipadamente. “Optei por vir as comprar antes para evitar toda aquela movimentação. Estou gastando, mas já estou preocupada com o mês de janeiro. Ainda não recebi o décimo terceiro e já estou fazendo novas dividas”, descontraia a diarista.

Segundo o administrador, Jéferson Luís da Silva, embora o clima de festividade esteja no ar, é necessário manter os pés no chão. “O controle é essencial para não acabar metendo os pés pelas mãos. O momento é de aproveitar a oportunidade para pagar algumas dividas pendentes, priorizando aquelas que agregam juros maiores como cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal”, aconselha.

Tendo dividas ou não, a fama do mês de janeiro ser o mês do imposto, onde temos IPTU, IPVA ainda lista escolar e uniforme, assusta população. “Uma boa gestão financeira precisa prever essas despesas. O ideal é criar cotas todo mês para esses gastos, no entanto, o 13º pode contribuir e muito para a saúde do bolso. É aconselhável que seja no mínimo 15% guardados nessas contas”.
Silva enfatiza que é necessário criar o hábito de poupar parte da receita para o próximo ano. “Com tudo planejado e dentro do orçamento, é só pesquisar preços, ofertas e promoções e então presentear”.

FALA POVO

“Eu recebi meu 13º salário mas já gastei. Usei como parte do dinheiro que estava economizando para comprar minha moto. Já tinha planejado usa-lo há algum tempo e como paguei a vista estou livre de contas no ano que vem”.
Nagila Monteiro Gomes Andrade, vendedora

“Ainda não recebi meu 13º, mas quando receber vou pagar minhas contas para poder fazer novas. A vida é assim, pagando umas e fazendo outras. Janeiro é o mês de pensar em todos os gastos e se preocupar com eles”.
Álvaro José da Silva, trabalha na Metal Frio.

“Já recebi meu 13º e paguei contas e ainda guardei uma parte para pagar as que vem logo no começo do ano. Tenho faculdade, IPTU e já está tudo planejado, a gente não pode, nem deve gastar mais do que ganha”.
 Sidneia Ferreira, técnica em enfermagem

“Não recebi ainda e na verdade nem pensei como vou gastar porque esse dinheiro já tem destino: Pagar contas. Eu não fiz planejamento e não sei se vai ser do 13º que vou tirar o dinheiro. O fato é que as contas de janeiro logo começam a chegar, tem licenciamento, IPVA e as suaves parcelas das roupas que nós mulheres gostamos de comprar. Já tem um tempinho que estou gastando meu 13º em prestações”.

 Ariane Rufino de Castro, gerente da lotérica.