Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Tudo pronto para ampliação da Termelétrica

Empresas, contratadas para a montagem das duas novas turbinas geradoras, já estão na Cidade

Parte das peças de montagem das duas novas turbinas já chegou à Termelétrica da Petrobras -
Parte das peças de montagem das duas novas turbinas já chegou à Termelétrica da Petrobras -

A construtora Bauruense Tecnologia e Serviços, responsável pela terraplanagem e construção do canteiro de obras, incluindo alojamentos de trabalhadores para as obras de ampliação da Termelétrica, está praticamente encerrando o contrato com a Petrobras. As obras de infraestrutura estão concluídas para outras empresas iniciarem o projeto, propriamente dito, de construção e instalação de duas novas turbinas geradoras da Termelétrica Luiz Carlos Prestes, em Três Lagoas.

Estima-se que foram contratadas mais de 10 outras empresas, cada uma encarregada de um determinada fase da construção e montagem da ampliação de Termelétrica.

Grande parte das peças para montagem das turbinas geradoras de eletricidade já se encontra no local, segundo foi constatado pela reportagem do Jornal do Povo.

Estima-se que, nesta primeira fase da obra, sejam contratados mais de 600 trabalhadores. Por enquanto não informaram a previsão de empregos a serem gerados nesta obra, que prevê investimentos de R$ 155,8 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Terminada a primeira fase, a da terraplanagem e construção do canteiro de obras, incluindo alojamento, começa a contratação de empresas para as obras de construção civil e montagem dos equipamentos.

Por enquanto, foi contratada a empreiteira Zopone Engenharia, de Bauru (SP). Certamente, a Zopone, que já iniciou a fase de contratação de operários, através do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), na avenida Filinto Müller, a irá terceirizar alguns serviços especializados de outras empresas.

A previsão é que, com a ampliação, de quatro para seis turbinas, a unidade em Três Lagoas aumente a potência em pouco mais de 100 MW, passando de 252 MW – produção atual, que equivale ao abastecimento de uma cidade de um milhão de habitantes – a mais de 360 MW, com a implantação de mais duas turbinas geradoras. A obra deverá estar pronta em torno de seis meses.