Amabilli Frazili Gelli, 21 anos, é uma das candidatas às 11 vagas disponíveis para o curso de enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A jovem saiu de Florianópolis (SC) e está de mudança para Três Lagoas. “Fui para o segundo ano. Já levei todos os papéis exigidos, mas são muitos os documentos pedidos. Tive um pouco de dificuldade, pois aqui eles exigem até mesmo assinatura do reitor. Depois de conversar, consegui explicar que muito do determinado não era disponibilizado pela UFSC. Agora eles devem fazer a análise da grade. Segundo as informações que recebi não são as notas que são indicativos para a aprovação. Agora estou na expectativa”, relatou.
As 246 vagas disponíveis para o Campus de Três Lagoas estão dividas da seguinte maneira: Matemática (87), História (57), Letras [Licenciatura português/literatura], (24), Ciências Biológicas (23), Administração (23), Enfermagem (11), Letras [Licenciatura português/inglês] (13), Ciências Contábeis (4), Pedagogia (2) e Geografia (2).
As inscrições se estendem até o dia 31 de janeiro. A divulgação dos inscritos será feita no dia 8 de fevereiro pelos endereços eletrônicos www.copeve.ufms.br e www.preg.ufms.br
Para a transferência o candidato deverá ter concluído a 1ª série ou o 1º ano do curso superior de graduação, a ser comprovado por meio de histórico escolar. Já para aqueles que possuem diploma, o mesmo deve ser de curso superior autorizado ou reconhecido. Ambos os casos deverão atender outras exigências que são previstas no edital.
As vagas para Três Lagoas estão distribuídas em 10 cursos. A taxa de inscrição para os selecionados por análise curricular é de R$ 100. O resultado com a lista dos aprovados será divulgado no dia 1º de março. Para os aprovados as aulas terão início no dia 8 de março de 2010.
O secretário acadêmico do Campus de Três Lagoas, Daniel Linhares, alerta para o envio dos documentos corretos. “É exigido no edital que o candidato envie todos os documentos via correio. Se chegar aqui com documentos em falta, automaticamente o pedido é indeferido. Por isso pedimos que os candidatos tenham atenção ao ler o edital”, informou.
Daniel explicou ainda, que entre os critérios de seleção além da carga horária está a grade curricular. “Não são analisadas as notas. Para nós interessa aquele que está mais próximo ao fim do curso”, disse.