Um plano ousado e inovador. Criar um espaço de estudos que esteja disponível aos alunos 24 horas, incluindo finais de semana e feriados não é tarefa fácil. Espelhado em projetos como os já praticados na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especificamente o Campus de Três Lagoas, está em fase de analise para a implantação de um espaço que deverá integrar a nova biblioteca.
De acordo com o diretor da UFMS em Três Lagoas, José Antonio Menoni, a ideia é que os alunos tenham espaço adequado para realizarem os estudos. “Não vai ser uma sala com acesso ao acervo. Será uma sala bastante aberta, com paredes de vidro e que esteja à disposição. Queremos atender aquele aluno que muitas vezes mora em pensionatos ou república e não tem um espaço adequado para estudar. Além disso, queremos também incentivar o estudo e trabalhos em grupo”.
A nova sala ficará próxima à biblioteca. “Caso o projeto seja viabilizado, a sala funcionará em um espaço da nossa atual biblioteca. Buscamos uma construção com bastante abertura para que isso facilite a observação dos nossos vigias”.
Com espaço para atender até 20 pessoas, a sala contará com ar condicionado e iluminação adequada. Menoni explica que caso não exista público durante um determinado horário, os vigias serão responsáveis na colaboração quanto ao funcionamento das luzes e do condicionador de ar.
Caso o público seja maior, Menoni adianta que o local poderá ser ampliado. “Enquanto instituição, entendemos que o espaço é válido para aquele que fazem uso. Não posso precisar a movimentação que terá o local, mas em conversas paralelas, feitas aqui [Universidade], os alunos aprovam. Estamos em trâmite, mas desde já nossa principal preocupação é com a segurança. Nosso objetivo é que os alunos realmente possam fazer uso adequado do espaço”.