O tão sonhado aumento nas vendas do comércio em Três Lagoas ainda não começou. Após o pagamento da primeira parcela do 13º e a proximidade com o Natal, nem a tarde de sábado (12) e a primeira noite de segunda-feira (14), foram suficientes para movimentar as vendas.
A maior parte das pessoas saiu às ruas para passear e olhar. Pelo menos é o que diz a vendedora de uma loja infantil, Camila Lázaro. “O pessoal está apenas olhando, não começaram a comprar presentes ainda. Para nós o movimento continua normal. O aumento das vendas deve ser de aproximadamente 10%, pensar que será mais do que isso é ilusão”.
Em uma loja especializada na venda de chilenos, o proprietário, Luciano Carvalho, remete a baixa do movimento a falha na divulgação do novo horário de atendimento. “Fizemos uma pesquisa por conta durante a noite. A maioria dos clientes entrava na loja e dizia que não sabia que o comércio estaria aberto até às 22h. Não foi feita divulgação e as pessoas não ficaram sabendo”.
Com relação às vendas, Carvalho disse que o movimento está fraco. “No ano passado a economia estava melhor. Nossa expectativa é ter o mesmo volume de vendas de 2008. Sei que a situação está assim para a maioria das comerciantes. Esperamos que a partir de sábado a situação melhore”.
Na loja de calçados, onde trabalha Regiane Rodrigues dos Santos, além da divulgação ela atribui a ausência de movimento à saída dos trabalhadores da Cidade. “O movimento da primeira noite não atendeu a expectativa. Não sei se foi por ser o primeiro dia, mas achei que não foi bem divulgado”.
Sobre as vendas, Regiane disse que aconteceu um aumento com relação aos dias normais, mas que não se compara ao ano passado. “Os trabalhadores estavam aqui e movimentavam o comércio. No ano passado aconteceu um aumento de 70%, para este final de ano, esperamos que esse número fique em torno de 30%”.
Em uma loja de roupas femininas, a responsável, Juliene Sanches, diz que o movimento foi fraco, mesmo com as pessoas circulando pelas ruas. “Por ser a primeira noite, existia certa expectativa, mas achei que foi bem fraco. As pessoas estão mesmo passeando, olhando preços, mas movimento nas vendas não existe. Espero que a partir do dia 20 a situação melhore. Todo mundo está esperando o aumento, mas por enquanto ele não aconteceu. No ano passado a movimentação era bem maior”.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), Joaquim Romero Barbosa, ressalta que as vendas nas lojas, – participantes da Campanha “Tão bom quanto comprar é ganhar”-, estão boas. “O movimento nas mais de 90 lojas que aderiram à campanha está bom. É claro que como todo brasileiro os treslagoenses estão deixando as compras para última hora. Esperamos que se antecipem, pois se todos resolverem comprar no dia 24, poderá passar por transtornos, já que as lojas ficam abertas até às 18h”.
PROMOÇÕES
A novidade para 2009 são as raspadinhas premiadas, segundo Barbosa até dia 8 de janeiro, serão sorteados mil prêmios instantâneos. “As raspadinhas também estão fazendo sucesso, pois com elas as crianças têm 50% de desconto para dar uma volta no trenzinho, além de concorrer a uma Moto Honda 150 cilindradas”.
O presidente destaca que está é uma maneira de incentivar as compras e prestigiar os consumidores.