Os vereadores aprovaram, na manhã de ontem, projeto de lei do Executivo autorizando a cessão onerosa de uma área do município para a Construtora A. Gaspar implantar o canteiro de obras para a construção da ponte rodoviária sobre o Rio Paraná.
O canteiro de obras será instalado em uma área cedida no Distrito Industrial I, na Vila Piloto. O prazo para a empresa ocupar o espaço é de 36 meses e o valor para a utilização da área será definido no contrato que será assinado entre a Prefeitura e a construtora. Pelo projeto, o recurso a ser pago pela empresa para ocupação da área será destinado para investimentos em projetos na área do esporte.
Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) de Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, no dia 15 de junho, será assinada a ordem de serviço para construção da ponte sobre o Rio Paraná. Após a assinatura, a empreiteira terá cinco dias para iniciar os serviços, que começam pela implantação do canteiro de obras. “Nos próximos dias já iniciam os serviços de topografia do canteiro de obras”, disse Marinho, ressaltando que esta etapa deve demorar de 60 a 90 dias.
O engenheiro do DNIT informou ainda que a construtora já adquiriu a Licença de Instalação (LI) para a implantação do canteiro de obras. A parte de fundação da ponte, a edificação, segundo ele, deve começar após as obras do canteiro “Essa é uma obra grande, o cronograma prevê três anos para a conclusão dos serviços, mas pode terminar antes”, comentou.
Ainda segundo Milton Rocha Marinho, a parte de desapropriação de áreas particulares e públicas também está acertada entre Prefeitura, governo federal, moradores e proprietários das terras que serão afetadas com a construção da ponte.
RECURSO
As obras de construção da ponte sobre o Rio Paraná foram orçadas em R$ 113 milhões, sendo que R$ 30 milhões já estão empenhados.
A ponte que interligará os municípios de Três Lagoas ao de Castilho, terá uma extensão de 1.334 metros. Os acessos serão compostos por uma pista de rolamento, com duas faixas de tráfego e acostamentos, com extensão total de sete quilômetros e meio, sendo três quilômetros e meio no lado sul-mato-grossense e outros quatro na margem paulista. Pelo lado de São Paulo, os acessos partiriam da rotatória de início da rodovia Marechal Rondon (SP 300) e por Três Lagoas, devem começar na rotatória próxima à antiga delegacia da Polícia Rodoviária Federal, no início da BR 262.