A votação começou tranquila em todo Estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). Em Campo Grande, onde votam 582.146 eleitores, não foi registrado nenhum problema com as urnas. No interior houve necessidade de ajustes apenas em quatro cidades – Brasilândia, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.
Mais de 1,8 milhão de eleitores de Mato Grosso do Sul estão aptos a ir às urnas para escolher o futuro governador do Estado, um senador, oito deputados federais e 24 deputados estaduais, além de ajudar na eleição do presidente da República.
Os quatro maiores colégios eleitorais de Mato Grosso do Sul são Campo Grande (582.146), Dourados (147.632), Três Lagoas (72.744) e Corumbá (70.026). Na Capital são 1.622 seções em 226 locais de votação.
PRISÃO
O vereador e candidato a deputado estadual Marcus Douglas Miranda (PMN) foi preso na tarde de sábado em Naviraí. A prisão foi solicitada pelo juiz eleitoral Eduardo Lacerda Trevisan por desacato a autoridade. Segundo informações do site Portal do MS, o candidato realizava uma carreata quando os carros de seus correligionários passaram em frente ao Cartório Eleitoral.
A lei eleitoral proíbe que carretas passem em frente a órgãos públicos. Ao perceber a movimentação, o juiz mandou parar a carreata. Marcus Douglas teria ido até ao magistrado e o chamado de ignorante, quando então recebeu voz de prisão.
Ele foi encaminhado até a sede da Polícia Federal de Naviraí onde prestou depoimento. Após ser ouvido ele foi para uma cela onde continuará preso até determinação do juiz eleitoral.