Veículos de Comunicação

Feminismo

10 termos do feminismo que você precisa entender

Sororidade, empoderamento, patriarcado, sexismo...você com certeza já ouviu essa

10 termos do feminismo que você precisa entender

Nunca se falou tanto em feminismo como nos últimos anos. Isso é ótimo, pois permitiu que o termo ficasse mais popular entre as mulheres, trazendo assim muito debate sobre o assunto. Diversas famosas também levantaram a bandeira de feministas e nós aqui do Purebreak aplaudimos!

Você com certeza deve ter uma amiga que torce o nariz dizendo que não é feminista, mas provavelmente ela defende tudo que o movimento prega, né? O problema é que com tanta popularidade, as definições ficaram confusas e até distorcidas. O que você precisa ter na cabeça é que feminismo é, em sua essência, a luta pela igualdade de gêneros, ou melhor, a equidade de gêneros.

Junto do termo, "surgiram" outras palavras do mundo feminista, principalmente aquelas em inglês, mas que nem todos estão familiarizados: empoderamento, misoginia, sexismo… a gente explica tudo!

Sororidade: é uma união entre as mulheres com base na empatia, solidariedade e respeito. Esse conceito quebra a ideia que as mulheres são rivais por natureza. É como uma rede de apoio, mas lembre-se que não vale ter só sororidade com suas amigas e apenas quando convém, ok?

Objetificação: o termo costuma ser utilizado em referência à objetificação sexual feminina. Vamos dar exemplos, ok? Quando mulheres são reduzidas aos seus seios e outros atributos físicos, excluindo o que pensam e carregam dentro de si, elas estão sendo objetificadas. Quando uma propaganda mostra apenas as mulheres como um objeto de prazer dos homens, elas são objetificadas também.

Empoderamento: essa palavra talvez seja umas das mais conhecidas, né? Ela é usada em referência à tomada de consciência coletiva, com ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. O verbo "empoderar" foi essencial para as mulheres entenderem mais sobre o feminismo.

Cultura do estupro: você com certeza já leu muitas notícias de estupro. Isso tem uma explicação: a cultura do estupro. Basicamente, vivemos em uma cultura que sempre joga a culpa na mulher – mesmo quando ela é a vítima! É comum ouvir "é isso que acontece quando você fica bêbada", "ninguém mandou usar essa saia curta", etc. Tudo isso construiu a cultura de estupro.

Patriarcado: é o sistema sociopolítico em que vivemos, onde os homens adultos, brancos e heterossexuais estão sempre no poder (em sua maioria). Eles predominam posições de liderança, autoridade e têm muitos privilégios.

Feminicídio: resumindo e indo direto ao ponto, é o crime contra a mulher em função do seu sexo. Sim, existe um crime específico para isso. É um crime de ódio contra mulheres e meninas pelo simples fato de elas serem mulheres ou meninas.

Feminazi: a palavra é usada como insulto e geralmente por pessoas que querem criticar o movimento feminista e, claro, as feministas.

Sexismo: a palavra é utilizada para descriminar ambos os sexos, porém práticas sexistas afetam principalmente as mulheres por tudo isso que falamos acima. É muito sexista, por exemplo, dizer que uma mulher não sabe dirigir ou que ela não pode dar opiniões porque é mulher.

Misoginia: é o ódio ou aversão a mulheres. Exemplos: violência machista, a discriminação, a marginalização e a objetificação sexual são também formas de misoginia.

Misandria: atualmente, é bem utilizado como ironia para evidenciar discursos misóginos e machistas. Mas a palavra significa o discurso de ódio contra os homens.

Fonte: Purebreak