Veículos de Comunicação

Variedades

Brasileiro gasta mais tempo no Facebook do que no Orkut

Participação do site norte-americano ficou quatro vezes maior em um ano

O Facebook ultrapassou o Orkut também no tempo gasto nesses sites, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19).

Na semana que terminou em 14 de janeiro, os brasileiros ficaram em média 23 minutos no Facebook, e 19 minutos no Orkut – para se ter uma ideia da mudança, em meados de 2010 o brasileiro ficava em torno de 30 minutos no Orkut por semana, e apenas 14 minutos no Facebook.

Os dados, da consultoria Serasa Experian, apontam que, em janeiro deste ano, o Facebook passou o Orkut na participação de acessos a redes sociais no Brasil.

Na semana que terminou no dia 7 de janeiro, o Facebook teve 33,60% das visitas a redes sociais no Brasil, contra 32,66% do Orkut. A vantagem aumentou na semana que terminou dia 14 de janeiro – o site de Mark Zuckerberg chegou a 34,15% das visitas, contra 31,50 do portal do Google.

O tamanho da participação do Facebook no Brasil aumentou 320% em um ano, enquanto o Orkut perdeu quase metade da sua fatia nesse bolo (43,67%).

Essa é ao menos a terceira pesquisa que mostra a chegada do Facebook ao topo no Brasil. Um estudo divulgado na terça-feira (17) pela consultoria comScore apontou que, já em dezembro, o Facebook passou o Orkut no Brasil, país que era o único em que a rede social do Google ainda liderava. Já o Ibope Nielsen Online indicou que isso aconteceu em agosto de 2011.

De acordo com a comScore, o total de acessos únicos do Facebook quase triplicou entre dezembro de 2010 e de 2011, chegando a 36,1 milhões de usuários. Enquanto isso, o Orkut cresceu apenas 5% nesse período, chegando a 34,4 milhões de acessos únicos. Os dados levam em conta usuários de mais de seis anos de idade que acessam a rede de casa ou do trabalho.