Veículos de Comunicação

Variedades

Incidência de raios no Brasil dobra em quatro anos

Foram 3,7 milhões descargas elétricas em 2004, contra 7,5 milhões no ano passado

-
-

Um estudo inédito no Brasil concluiu que a incidência de raios em nove estados brasileiros simplesmente dobrou nos últimos quatro anos.

Os relâmpagos são fenômenos que impressionam e destroem. São também carregados de dúvidas e curiosidades. É certo dizer que um raio cai? Segundo os pesquisadores, sim. “Popularmente, a gente pode dizer que um raio cai. Cientificamente não seria correto”, afirmou Osmar Pinto Júnior, pesquisador Inpe.


O fenômeno tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em nove estados revela que a incidência de raios dobrou em quatro anos. Foram 3,7 milhões descargas elétricas em 2004, contra 7,5 milhões no ano passado.


A pesquisa aponta que a concentração urbana influencia cada vez mais na incidência de raios. Municípios vizinhos, com características geográficas semelhantes, podem ser atingidos de maneiras diferentes, dependendo do número de habitantes.

Prova disso é que a região mais vulnerável é a da Grande São Paulo. Guarulhos e São Caetano do Sul estão nos primeiros lugares do ranking de queda de raios. Aquela história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar é lenda.

“O raio pode cair diversas vezes num mesmo lugar. E, aqui no Brasil, nós podemos considerar como exemplo o Cristo Redentor, onde caem de dois a cinco raios no cristo por ano”, contou o pesquisador.