Veículos de Comunicação

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Cassems de Dourados terá primeira residência em oncologia do MS

MEC aprova primeira residência multiprofissional em oncologia da Cassems em Dourados, ampliando formação especializada.

Profissionais de saúde em reunião multidisciplinar no Hospital Cassems de Dourados
Equipe multiprofissional do Hospital Cassems de Dourados se prepara para receber nova residência em oncologia Foto: Divulgação

A Cassems obteve a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para implantar a primeira Residência Multiprofissional em Cuidados Oncológicos de Mato Grosso do Sul. A autorização foi homologada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), em sessão extraordinária realizada em 2 de dezembro de 2025. Isso consolida o Hospital Cassems de Dourados como campo de formação de especialistas na área do câncer.

O programa será conduzido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa da Cassems (NEP/Cassems) e tem como foco o atendimento aos pacientes oncológicos da Grande Dourados e macrorregião. A proposta é formar profissionais capazes de atuar de forma integrada, com atenção às diferentes fases da doença. Desde a prevenção aos cuidados paliativos, passando pelo tratamento e acompanhamento das famílias.

Na avaliação do presidente da Cassems, Ricardo Ayache, a residência reforça o papel do hospital como serviço assistencial e, ao mesmo tempo, como espaço de formação. Segundo ele, o programa deve qualificar profissionais em cinco áreas – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia – com ênfase em cuidado integral e humanizado.

Residência em Cuidados Oncológicos

O início da residência responde a um cenário de alta incidência de câncer na região da Grande Dourados. A região reúne 32 municípios e cerca de 867 mil habitantes. Assim, a criação de um centro formador especializado preenche uma lacuna histórica na segunda maior cidade do Estado. Além disso, reduz a necessidade de deslocamentos para outras localidades em busca de qualificação na área oncológica.

O programa terá duração de dois anos e pretende desenvolver competências clínicas, técnicas, éticas e humanitárias entre os residentes. Além da atuação nos diversos níveis de atenção à saúde, a proposta destaca a importância da escuta qualificada. Também foca na abordagem em situações de dor e sofrimento e no preparo para lidar com a terminalidade. Isso tudo com ênfase na sensibilidade e no respeito às famílias.

Outro eixo central é o estímulo à produção científica e ao uso de evidências na prática assistencial. A Cassems pretende fortalecer a Linha de Cuidado Oncológico na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Assim, articula hospital, serviços de apoio e demais pontos de atenção. Dessa forma, a residência multiprofissional busca não apenas formar especialistas, mas também consolidar modelos de cuidado mais seguros, organizados e resolutivos.

Expansão da Rede de Atendimento

Com a implantação da Residência Multiprofissional em Cuidados Oncológicos, a Cassems se insere no mapa nacional de formação avançada em saúde. Isso amplia a capacidade de resposta da rede privada e suplementar às demandas da oncologia em Mato Grosso do Sul, especialmente na região de Dourados.