Um incêndio de proporção ainda desconhecida no Residencial 15 de Novembro deixou pelo menos cinco pessoas feridas nesta quarta-feira (09). A fumaça chamou atenção de quem passava pela região por volta das 15h. A suspeita é que o incêndio tenha iniciado no ar condicionado de um dos apartamentos.
O edifício, situado entre as ruas 14 de Julho e Calógeras, ficou tomado por curiosos enquanto o Corpo de Bombeiros e Polícia chegavam ao local. Foi preciso usar uma Escada Magirus para resgatar três moradores. Conforme relatos, um dos residentes é cadeirante e foi retirado às pressas do local. Após o susto, moradores que não precisam de atendimento médico ficaram sentados em um estacionamento bem próximo ao edifício, a maioria idosos.
Conforme o Tenente Coronel Meireles, responsável pela operação de resgate, foram resgatadas cinco vítimas mais graves, sendo duas retiradas pelos bombeiros e três com auxílio da auto escada. “Finalizamos a fase de resgates, com grande poder operacional. Cerca de 30 homens, duas viaturas de resgates do Corpo de Bombeiros, ajuda do Samu e da auto escada”, explicou.
A vítima mais grave, um idoso de 74 anos, estava no 6º andar, local mais afetado pelo incêndio e foco inicial das chamas. “Nós usamos um ventilador para tirar a fumaça da escada, estávamos sem visibilidade nenhuma. A impressão era que a vítima estava em óbito, mas saiu daqui com vida”, tranquilizou o tenente.
Segundo informações do Tenente, a vítima foi estabilizada, ficou entubada e foi levada ao hospital. O idoso deu entrada na Santa Casa por volta das 17h com histórico de inalação de fumaça. Ele permanece sedado e intubado no Pronto Socorro do hospital.
O prédio foi evacuado, mas o Corpo de Bombeiros disse que os moradores não poderão voltar para casa hoje. “Precisamos fazer uma série de averiguações antes de liberar o retorno”.