Veículos de Comunicação

Especial Dia Da Mulher

Mulheres que são exemplo de superação

As dificuldades serviram de impulso para a mudança de vida

Mulheres que são exemplo de superação - Imagem: Pixabay
Mulheres que são exemplo de superação - Imagem: Pixabay

No dia internacional da mulher, a CBN conversou com mulheres que inspiram e que fazem de suas experiências de vida, verdadeiras histórias de superação. Como é o caso da protetora de animais, Carmen Calderon e da doméstica e empreendedora, Lúcia Cristina do Nascimento, ambas passaram por diversas dificuldades e dizem ter se encontrado na vida, após superarem cada uma delas.

Carmen conta que sempre foi uma criança tímida, muito quieta e longe de ser a preferida dos familiares, mas nunca desistiu de sonhar. "Nunca tive voz no meu meio familiar, nunca me encaixei nos padrões de beleza da sociedade e nunca tive alguém que depositasse confiança em mim. E foi assim que eu aprendi a viver, vencendo meus medos, eu sou do Paraná e mudei de estado aos 22 anos totalmente sozinha, eu queria começar do zero e acreditava que eu poderia ser uma boa profissional, conquistar um emprego e ter uma família. Mas as coisas nem sempre acontecem como nós imaginamos", relembra.

Em Mato Grosso do Sul, Carmen realizou diversos cursos de especialização e trabalhou por muitos anos na área de recursos humanos, o que a proporcionou ter um carro e uma casa própria. Apesar das conquistas, ela conta que só se descobriu e encontrou a verdadeira felicidade na causa animal."Sempre tive um carinho com os animais mas eu não imaginava que essa afinidade tivesse um propósito tão grande na minha vida. Agora, na minha maturidade, me descobri uma mulher mais forte, a Carmen tímida deu lugar à uma protetora brava e que não admite nenhuma injustiça. O que eu posso dizer é isso! Hoje sou uma pessoa que luta pelos direitos dos animais e, com isso, tento todos os dias dar uma vida melhor aos cachorrinhos esquecidos e abandonados nas ruas".

Carmen Calderon é fundadora da ong "Cem Viralatas", ela atualmente cuida de mais de 20 animais resgatados das ruas na sua própria casa, após resgatar, tratar e dar banho, ela leva os gatos e cachorros encontrados para buscarem adoção e conseguirem uma segunda chance.

 

Protetora dos animais, Carmen Calderon.

 

"Os animais precisam de ajuda, eles precisam pedir socorro com o olhar. Como eles vão sozinhos conseguir um abrigo, comida, se defender dos carros e da maldade do ser humano? É muito triste. Os animais não traem, não mentem e não roubam. Por que eles não merecem uma segunda chance?" – Carmen Calderon.

 

 

 

Lúcia também teve que superar diversas adversidades durante a vida. Filha de uma família muito humilde, só concluiu os estudos quando já era mãe de três filhos e, depois disso, se tornou uma empreendedora de sucesso, sempre com ajuda de outras mulheres. "Minha família era muito pobre, então estudar sempre foi muito difícil pra mim. Só terminei o ensino médio depois de casada e com três filhos e graças à ajuda dos meus patrões Eu trabalho na mesma casa há 22 anos. Depois disso, me divorciei e casei novamente com uma pessoa que acabou ficando doente. Foi nessa época que eu me individei muito com empréstimos. Foi a fase mais difícil da minha vida. Tudo que eu nunca deixei de pagar foi minha casa, para não ficar na rua. Mas graças a uma amiga, minha vida mudou".

Com a situação difícil e das dívidas na época, Lúcia recebeu o convite de uma amiga e fez um curso de finanças para tentar se reequilibrar financeiramente. "Depois desse curso e de todo conhecimento, eu aprendi que tudo que eu posso eu consigo. E eu confio! Então, eu comecei a fazer bala baiana e vender na rua. Todo final de semana eu vendia 300 balas e, com esse dinheiro, eu pagava minha água e minha luz. Então eu passei a produzir mais de um tipo de bala, também fiz pão, bolo, rosquinhas, tudo que eu podia pra vender e ter mais renda. Assim, nos próximos quatro anos, com o todo o conhecimento e produção eu consegui organizar as minhas finanças e comprar meu primeiro carro. Hoje tenho minha casa própria, dois empregos e meus filhos estão bem encaminhados. Não vou dizer que a minha vida se organizou em um estalar de dedos porque isso não acontece, mas a batalha valeu a pena", destaca a empreendedora.

Hoje Lúcia está de volta aos estudos. Faz o primeiro ano do curso de estética e cosmética e, assim,  pretende realizar o sonho de ter um ensino superior, sempre projetando um futuro melhor.

 

Empresária e universitária, Lúcia Cristina.

"Aos 47 anos eu jamais imaginei que estaria fazendo faculdade. E, hoje, ver que posso ter um futuro ainda melhor me deixa muito feliz. Ser mulher pra mim é isso! ser Lúcia pra mim é isso! Não ser só filha, irmã, mãe ou mulher de alguém, é poder ser você mesma e fazer sua própria história, fazer o que você quiser e o que te dá prazer. Se eu consegui, qualquer uma consegue. As mulheres precisam acreditar mais em si e no seu poder de conquista". – Lucia Cristina do Nascimento

 

Clique abaixo e ouça o relato de vida das mulheres citadas na reportagem.