
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o percentual de famílias endividadas em Campo Grande teve nova redução no mês de maio, com 60,6%, contra 61,8% em abril. Em março, o índice foi de 62,7%. A pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor, mostra que em relação a maio de 2021, a redução é mais significativa, pois o percentual era de 68,1%.
Os números apontam que 193.209 famílias estão endividadas em maio, sendo que o cartão de crédito corresponde a 70,4%, carnês 20,9% e financiamento de casa 15,5%, itens que mais comprometem o salário das famílias pesquisadas. Desse total, 28,9%% têm contas em atraso e 12,2% não terão condições de pagar as dívidas. Segundo a economista Regiane Dedé de Oliveira, os números são importantes pois mostram uma reação no cenário econômico, ainda que tímida, pois há um percentual de famílias que voltam a ter crédito.
"Em março, eram 15,5% das que não tinham condições de pagar a dívida. Apesar de ainda estarmos em um cenário instável, são números que apontam um segundo semestre mais favorável para o comércio, afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS.