Durante o 1º Fórum Estadual de Gestores do Trabalho, Emprego e Renda, em Campo Grande, o Governo do Estado promoveu o lançamento Voucher Qualificação, considerado uma nova etapa do programa MS Qualifica.
A iniciativa pretende capacitar 1.420 pessoas em 27 municípios em cursos rápidos voltados para o mercado de trabalho.
Com investimento de quase R$ 3 milhões, a ação oferece 88 cursos em áreas como comércio, serviços, tecnologia, indústria, construção civil e agronegócio. Entre os municípios atendidos estão Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo.
Segundo Marina Dobashi, diretora-presidente da Fundação do Trabalho (Funtrab), os cursos têm carga horária de 100 a 160 horas e já integram as vagas de emprego disponíveis na região. “Quem concluir o curso praticamente sai empregado. Nosso objetivo é qualificar, abrir vagas e conectar os trabalhadores imediatamente ao mercado”, disse.
Desde 2023, quando foi lançado, o MS Qualifica mais trabalhadores conseguiram se colocar no mercado de trabalho. A ação contribui para que o estado atingisse 2,9% de desemprego, a menor taxa da história local e a quarta melhor do país, segundo a PNAD Contínua/IBGE.
Segundo o secretario da Semadesc, Jaime Verruck, os indicadores do mercado de trabalho apesar de positivos ainda precisam avançar no atendimento de cadeias produtivas que tem desembarcado no estado.
“[…]Não quer dizer que não tenham pessoas desocupadas e também que não tenham oportunidade de qualificação. O desafio hoje do estado não é só a quantidade de mão de obra, mas preparar para essas grandes cadeias produtivas. Então, essa segunda etapa do MS Qualifica, esse é exatamente o objetivo. A gente fazer uma segmentação, olhando exatamente quais são as profissões necessárias para o crescimento do estado e também nós temos um foco muito grande hoje no jovem”, destacou.
O Fórum também reúne gestores de trabalho e representantes de instituições parceiras como Senac, Senai, Senar e Senat, para discutir políticas de empregabilidade, inovação tecnológica e estratégias de desenvolvimento econômico. A ideia é capacitar os gestores para que o programa continue oferecendo oportunidades de emprego e qualificação em todo o estado.