Mato Grosso do Sul enfrenta um fim de semana de contrastes climáticos. A frente fria que chegou nesta sexta-feira (5) derrubou as temperaturas no sul do Estado, enquanto o calor persiste nas regiões norte, leste e Bolsão.
A partir de sábado (6), o tempo firme e seco ganha força, mas a baixa umidade do ar deve atingir níveis críticos. Já na segunda-feira (8), a previsão indica chuvas e possibilidade de tempestades.
Frio no sul, calor no norte
Em cidades como Ponta Porã e Porto Murtinho, a máxima não deve passar de 17°C nesta sexta-feira. Já em Paranaíba e Coxim, os termômetros podem alcançar 35°C.
No Cone-Sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 10°C e 14°C, enquanto no Pantanal e no sudoeste ficam entre 13°C e 17°C. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 18°C, com máxima entre 30°C e 32°C.
Fim de semana seco
No sábado e domingo, um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em praticamente todo o Estado. A umidade relativa do ar pode cair para valores entre 15% e 35%, especialmente nas regiões norte, Bolsão e Pantanal.
As manhãs serão frias no sul, com mínimas de 8°C a 11°C, mas as máximas sobem ao longo do dia, chegando a 29°C. Na Capital, os termômetros devem variar de 15°C a 33°C. No norte e no Bolsão, o calor continua, com picos de até 37°C.
Próxima semana com chance de temporais
Na segunda-feira (8), a nebulosidade aumenta e há previsão de chuvas em várias áreas. Pontualmente, podem ocorrer tempestades com raios e rajadas de vento, sobretudo no sul.
As temperaturas sobem em relação ao fim de semana: no sul, as máximas chegam a 33°C; no Pantanal, podem alcançar 38°C. Em Campo Grande, a mínima fica entre 21°C e 23°C, com máxima de até 36°C.
*Com informações do Governo de MS