O sábado (9) começou gelado em Mato Grosso do Sul e as temperaturas não devem ultrapassar os 22°C em nenhuma região do Estado. Em Campo Grande, bairros registraram 8°C nas primeiras horas da manhã, com previsão de ventos de até 60 km/h ao longo do dia. Apesar do frio, o sol deve predominar.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o tempo permanece estável, com variação de nebulosidade. As temperaturas continuam em queda, podendo reduzir até 5°C entre hoje e amanhã.
Na Grande Dourados e em Iguatemi, a mínima prevista é de 6°C e a máxima chega a 17°C. Em Ponta Porã, o frio será ainda mais rigoroso, variando entre 5°C e 15°C. No Pantanal, Corumbá deve ter mínima de 13°C e máxima de 20°C.
Já em Coxim e Paranaíba, as temperaturas oscilam entre 11°C e 22°C, as mais altas do Estado. Em Três Lagoas e Camapuã, os termômetros devem marcar até 19°C, enquanto em Campo Grande a máxima prevista é de 18°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para queda acentuada de temperatura em 57 cidades sul-mato-grossenses, com risco à saúde. Também há previsão de rajadas de vento e possibilidade de geada em 52 municípios.
Quinta onda de frio do ano
A frente fria é resultado de uma massa de ar polar vinda da Argentina, que chegou ao Estado na sexta-feira (8) e deve permanecer até o dia 13 de agosto. Essa é a quinta onda de frio registrada em Mato Grosso do Sul em 2025 e afetará também outros estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.
De acordo com o ClimaTempo, a massa de ar polar provocará temperaturas até 5°C abaixo da média em Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Mato Grosso, extremo sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul do Rio de Janeiro e grande parte da região Sul (com exceção do litoral e extremo sul do Rio Grande do Sul).
Há possibilidade de geada em diversas áreas do Estado, especialmente nas manhãs de sábado (9) e domingo (10).