Veículos de Comunicação

SEGURANÇA

Homem é preso por tráfico de “cogumelos mágicos” na Capital

Encomenda suspeita levada por motoboy à delegacia levou à descoberta de estrutura para cultivo e venda de alucinógenos

No local foram encontrados 10 porções de cogumelos desidratados embalados para distribuição, três bombons supostamente preparados com a mesma substância e 13 cápsulas Foto: Reprodução/ PMMS
No local foram encontrados 10 porções de cogumelos desidratados embalados para distribuição, três bombons supostamente preparados com a mesma substância e 13 cápsulas Foto: Reprodução/ PMMS

Um homem de 31 anos foi preso por tráfico de drogas no bairro Tiradentes, em Campo Grande. A prisão realizada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar (PMMS) ocorreu no sábado (28).

No local funcionava um laboratório clandestino voltado ao cultivo, preparo e comercialização de cogumelos alucinógenos da espécie Psilocybe cubensis, conhecidos popularmente como “cogumelos mágicos”.

A ocorrência teve início quando um motoboy compareceu voluntariamente a uma delegacia com uma encomenda suspeita. Segundo o entregador, ao recolher o pacote no bairro Tiradentes, desconfiou do conteúdo, abriu a embalagem e encontrou duas porções de cogumelos desidratados, além de dois bombons suspeitos.

Cogumelos prontos para distribuição e estrutura completa de produção

Com base nas informações, uma equipe do Batalhão de Choque se dirigiu ao endereço de origem da encomenda. No local, os policiais foram recebidos por uma adolescente de 17 anos, que afirmou estar cuidando da casa a pedido do namorado.

Durante a vistoria, os agentes encontraram uma estrutura completa para o cultivo dos cogumelos alucinógenos: panelas de pressão industriais com potes de cultura de milho, recipientes com culturas em diferentes estágios de desenvolvimento, além de diversos itens utilizados no processamento e preparo dos produtos para venda.

Também foram localizados:

  • 10 porções de cogumelos desidratados prontos para distribuição
  • 3 bombons contendo a substância
  • 13 cápsulas com material triturado
  • Balanças de precisão
  • Equipamentos de encapsulamento
  • Dois potes grandes com cogumelos desidratados
  • Um computador ligado

Suspeito admitiu comercialização em redes sociais

Durante a ação, o responsável pela residência compareceu espontaneamente ao local e confessou que cultiva, fraciona e vende cogumelos e derivados para todo o território nacional. As vendas, segundo ele, são realizadas pelas redes sociais, como Instagram e WhatsApp.

O homem ainda afirmou que estuda o tema há cerca de seis anos e realiza experimentos voltados à extração da substância DMT (dimetiltriptamina), de alto potencial alucinógeno.

Todo o material foi apreendido, e o caso foi encaminhado para a Polícia Civil.