Um incêndio atingiu no domingo (21) a região do Forte Coimbra, no Pantanal sul-mato-grossense, próximo à fronteira do Brasil com a Bolívia. O fogo, iniciado em território boliviano, cruzou a divisa e alcançou uma área às margens de uma estrada.
Quatro bombeiros trabalham no combate às chamas, que se espalham rapidamente por causa dos ventos fortes. Segundo a corporação, trata-se do mesmo foco registrado na semana do 7 de Setembro. Na ocasião, o incêndio havia sido controlado, mas voltou a atingir a região.
De acordo com o site Pantanal em Alerta do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (22), na região pantaneira existem 68 focos de calor ativos no estado. Além de Corumbá, cinco municípios são atingidos, em 12 propriedades.
Investimento e Restauração
O episódio ocorre dias depois do anúncio de um investimento de R$ 19 milhões para a restauração do Forte Coimbra, que completou 250 anos. O projeto será conduzido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em parceria com o Comando Militar do Oeste e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.
O lançamento das obras contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), do ministro da Defesa, José Múcio, e de lideranças do Exército, entre elas o comandante da Força, general Tomás Paiva.