Veículos de Comunicação

CBN Viagem De Sabores

Livro reúne receitas com mel de abelhas nativas

Com participação de 49 autores, publicação faz parte de projeto para difundir conhecimento sobre espécies locais

67 receitas com mel de abelhas nativas - Foto: Paulo Machado
67 receitas com mel de abelhas nativas - Foto: Paulo Machado

Mais que um livro de receitas, é uma defesa da biodiversidade brasileira. Ao homenagear as abelhas e seus guardiões, “67 receitas com mel de abelhas nativas” reafirma o papel socioambiental da gastronomia. Resultado do Projeto Verde Mel, uma iniciativa do Instituto Atá em parceria com a Sylvamo e a Associação Ambientalista Copaíba, o livro terá pré-lançamento no dia 5 de outubro, no Dalva e Dito, em São Paulo. No dia 19 de novembro, haverá um lançamento aberto ao público, das 11h às 16h, no Mercado de Pinheiros.

“67 receitas com mel de abelhas nativas” tem a participação de 49 cozinheiros e cozinheiras de todas as regiões do País, como Manu Buffara, Adriana Lucena, Neide Rigo, Rodrigo Bellora, Henrique Gilberto e Rodrigo Oliveira, além dos bartenders Jean Ponce, Rafael Welbert e Alice Guedes, entre outros. Ao longo de 155 páginas, os autores compartilham receitas elaboradas com mel e pólen de 18 espécies de abelhas nativas, divididas em nove capítulos: tira-gosto, salada, prato feito, para a mistura, para acompanhar, sobremesa, para qualquer hora, bebidas não alcoólicas e goró. O prefácio é assinado por uma das autoras, a chef Mara Salles, do Tordesilhas; e a quarta capa, por Bel Coelho, do Cuia Café.

Entre os autores está o colunista da rádio CBN Campo Grande, Paulo Machado, professor, mestre em Hospitalidade, fundador do Instituto de Pesquisas Paulo Machado, no Mato Grosso do Sul, e autor do livro Cozinha Pantaneira. Formado em Direito e Gastronomia, pesquisa a culinária latinoamericana. Em 2017, criou as expedições gastronômicas Brasil FoodSafaris, medalha de ouro do WTM Responsible Awards Latin America de melhor atração em Patrimônio Cultural. Atualmente, vive em Barcelona, Espanha, e participa do programa Brasil em Sabores do Ministério das Relações Exteriores, que divulga a gastronomia nacional pelo mundo.