
Mais que um livro de receitas, é uma defesa da biodiversidade brasileira. Ao homenagear as abelhas e seus guardiões, “67 receitas com mel de abelhas nativas” reafirma o papel socioambiental da gastronomia. Resultado do Projeto Verde Mel, uma iniciativa do Instituto Atá em parceria com a Sylvamo e a Associação Ambientalista Copaíba, o livro terá pré-lançamento no dia 5 de outubro, no Dalva e Dito, em São Paulo. No dia 19 de novembro, haverá um lançamento aberto ao público, das 11h às 16h, no Mercado de Pinheiros.
“67 receitas com mel de abelhas nativas” tem a participação de 49 cozinheiros e cozinheiras de todas as regiões do País, como Manu Buffara, Adriana Lucena, Neide Rigo, Rodrigo Bellora, Henrique Gilberto e Rodrigo Oliveira, além dos bartenders Jean Ponce, Rafael Welbert e Alice Guedes, entre outros. Ao longo de 155 páginas, os autores compartilham receitas elaboradas com mel e pólen de 18 espécies de abelhas nativas, divididas em nove capítulos: tira-gosto, salada, prato feito, para a mistura, para acompanhar, sobremesa, para qualquer hora, bebidas não alcoólicas e goró. O prefácio é assinado por uma das autoras, a chef Mara Salles, do Tordesilhas; e a quarta capa, por Bel Coelho, do Cuia Café.
Entre os autores está o colunista da rádio CBN Campo Grande, Paulo Machado, professor, mestre em Hospitalidade, fundador do Instituto de Pesquisas Paulo Machado, no Mato Grosso do Sul, e autor do livro Cozinha Pantaneira. Formado em Direito e Gastronomia, pesquisa a culinária latinoamericana. Em 2017, criou as expedições gastronômicas Brasil FoodSafaris, medalha de ouro do WTM Responsible Awards Latin America de melhor atração em Patrimônio Cultural. Atualmente, vive em Barcelona, Espanha, e participa do programa Brasil em Sabores do Ministério das Relações Exteriores, que divulga a gastronomia nacional pelo mundo.