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EDUCAÇÃO

Mais de 40 mil livros chegam às escolas estaduais para incentivar leitura desde cedo

Projeto distribui caixas literárias para alunos dos anos iniciais e integra ações pedagógicas já existentes na rede estadual

Projeto distribui caixas literárias para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental - Foto: Arquivo Ceief
Projeto distribui caixas literárias para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental - Foto: Arquivo Ceief

Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Mato Grosso do Sul começaram a receber mais de 40 mil livros de literatura infantil organizados em caixas literárias interativas.

O projeto “Uma Aventura Interativa no Mundo da Leitura” tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem e estimular o hábito da leitura ainda nos primeiros anos escolares.

Diversidade de obras e atividades interativas

As caixas reúnem 42 obras selecionadas que abordam diferentes gêneros, autores e temas, acompanhadas de atividades pedagógicas com QR Codes e links interativos. A leitura é organizada em três etapas — pré-leitura, leitura e pós-leitura — para favorecer a compreensão e o engajamento dos alunos.

Impacto em sala de aula

Para professores como Laura Geisa Silva Albuquerque, da Escola Estadual Rui Barbosa, em Campo Grande, a ação tem produzido efeitos positivos no cotidiano escolar. “O projeto tem dado às crianças um senso de propósito. Ele é mais que uma leitura; é uma ferramenta de desenvolvimento”, afirmou.

A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Adriana Buytendorp, destacou que as obras colaboram para formar leitores críticos e autônomos desde a infância, ampliando o alcance pedagógico das aulas.

Integração com outras ações educacionais

As caixas literárias complementam iniciativas já em andamento, como o Aprendizagem em Ação, voltado à recomposição de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática para mais de 4 mil estudantes em 104 escolas estaduais.

A Sala de Apoio Pedagógico, que atende alunos com transtornos como TDAH, TOD e TPAC, também utiliza o material como recurso complementar no processo de ensino-aprendizagem.

*Com informações da SED