Veículos de Comunicação

SANEAMENTO BÁSICO

Campo Grande deve ganhar nova estação de tratamento de esgoto

Unidade no Jardim Colúmbia vai atender mais de 12 mil moradores da região norte da cidade

Unidade terá capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano - Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campo Grande
Unidade terá capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano - Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campo Grande

A zona norte de Campo Grande deve receber, em 2025, uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Bairro Jardim Colúmbia. Em fase final de construção, a unidade terá capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano.

O projeto é executado pela Prefeitura de Campo Grande em parceria com a concessionária Águas Guariroba. A nova estação vai beneficiar diretamente os bairros Nova Lima, Jardim Colúmbia, Vida Nova e Jardim Anache, somando cerca de 12 mil moradores com acesso ampliado à rede de esgotamento sanitário.

Campo Grande possui atualmente 94% de cobertura de rede de esgoto e trata 100% do volume coletado. Nos últimos dois anos, foram instalados mais de 570 quilômetros de rede na cidade.

A ETE Botas será a terceira estação de tratamento da Capital. A primeira entrou em operação em 2008, no bairro Los Angeles, com capacidade para 1.080 litros por segundo. A segunda foi inaugurada em 2012, na região do Imbirussu, com capacidade para 120 litros por segundo. A nova unidade representa um avanço na ampliação do saneamento básico em regiões em expansão urbana.