
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 59,5% das crianças de 10 a 13 anos em Mato Grosso do Sul possuem telefone celular para uso pessoal. O levantamento faz parte da PNAD Contínua – módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) –, divulgado nesta quarta-feira (24), e revela o avanço do acesso digital entre os mais jovens.
Apesar de indicar conectividade, os dados acendem um alerta sobre o uso precoce e, muitas vezes, sem supervisão, da internet por crianças. Na mesma faixa etária, mais de 80% acessaram a rede nos três meses anteriores à pesquisa. O estudo também mostra que 97% dos sul-mato-grossenses que utilizam internet, o fazem todos os dias.
Especialistas em comportamento infantil e saúde digital alertam para os riscos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes, como distúrbios do sono, ansiedade, sedentarismo e exposição a conteúdos inadequados. O tempo conectado, somado à ausência de mediação adulta, pode trazer impactos para o desenvolvimento emocional e social.
A pesquisa ainda mostra que, enquanto o celular continua sendo o principal meio de acesso à internet no estado, outros dispositivos — como a televisão — ganham espaço. Em 2024, 61,8% da população usou o aparelho de TV para navegar na rede.
Especialistas e educadores recomendam que pais e responsáveis acompanhem o uso da internet por crianças e estabeleçam limites de tempo e de conteúdo, com diálogo e orientação.