Imagens captadas na Serra do Amolar, em Corumbá, mostram o momento em que animais silvestres “descobrem” uma das câmeras instaladas pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP).
Os registros, publicados nas redes sociais da instituição, mostram queixadas, uma anta e uma onça-pintada interagindo diretamente com o equipamento, como se também estivessem observando quem os observa.
“Instalamos a câmera pra monitorar a fauna… Mas quem está sendo monitorado aqui somos nós!”, publicou o IHP em tom bem-humorado, em uma rede social. “É quase como se dissesse: ‘registrou direitinho aí, IHP?’”.
Os vídeos viralizaram e chamaram atenção por mostrarem a curiosidade dos animais diante do equipamento, reforçando a vitalidade da fauna no Pantanal sul-mato-grossense. Para o IHP, cada encontro como esse é um privilégio.
Com sede em Corumbá, o Instituto atua há mais de duas décadas na conservação do bioma pantaneiro e da cultura local. A Serra do Amolar é uma das áreas de atuação da organização, que desenvolve atividades como gestão de áreas protegidas, ações educativas e articulação com comunidades e instituições parceiras.