Veículos de Comunicação

SEGURANÇA

Operação nacional contra o crime organizado cumpre mandados em MS

Ação da Polícia Civil de Pernambuco contou com apoio do Dracco e resultou em prisões e buscas em Campo Grande, Corumbá e Mundo Novo

Ação da Polícia Civil de Pernambuco contou com apoio do Dracco - Foto: Divulgação/PCMS
Ação da Polícia Civil de Pernambuco contou com apoio do Dracco - Foto: Divulgação/PCMS

A segunda fase da Operação Efeito Helicóptero, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco nesta quinta-feira (27), teve desdobramentos em Mato Grosso do Sul. Mandados foram cumpridos em Campo Grande, Corumbá e Mundo Novo, com apoio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

A investigação mira uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, financiamento do tráfico e lavagem de dinheiro com atuação em vários estados. No total, a operação nacional prevê o cumprimento de 29 mandados de prisão, 25 buscas e apreensões e bloqueio de bens e ativos financeiros, por ordem da 5ª Vara Criminal de Recife.

Em Mato Grosso do Sul, a execução contou com participação do Dracco e da Delegacia de Mundo Novo. Foram realizados um mandado de prisão temporária e busca no Presídio Federal de Campo Grande, duas prisões e duas buscas em Corumbá, além de um mandado de prisão temporária e uma busca em Mundo Novo.

A operação integra o Projeto Impulse, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e faz parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. A etapa também está vinculada à 3ª Operação RENORCRIM, que articula ações entre unidades especializadas de vários estados.

A “Efeito Helicóptero” recebeu esse nome por referência à expressão espanhola usada para descrever lavagem de dinheiro que perde rastreabilidade, “desaparece como um helicóptero no céu”.

Nesta fase, os investigadores identificaram um novo braço financeiro da quadrilha e um dos fornecedores de drogas.

*Com informações da PCMS