
Campo Grande vai ganhar um novo fôlego em um de seus espaços verdes mais tradicionais. O Horto Florestal será revitalizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul, formalizada na segunda-feira (8).
O acordo prevê a catalogação e manejo das árvores, replantio de espécies nativas, criação de um jardim do Cerrado, além de obras de calçamento, reformas estruturais e ações de educação ambiental. O espaço também deve receber atividades culturais e esportivas.
Durante a assinatura do protocolo, a prefeita Adriane Lopes (PP) destacou que a prefeitura já iniciou o inventário das árvores e ficará responsável pela recuperação externa do gradil. A parte estrutural caberá ao Sistema Comércio, que assume a remodelagem da gestão do parque.
“Após o inventário e os ajustes jurídicos necessários, vamos começar o trabalho. Acredito que em tempo recorde vamos devolver o Horto para os campo-grandenses”, disse.
Segundo o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo, a estimativa inicial é de R$ 1 milhão em investimentos. Entre as intervenções previstas estão a recuperação do campo de bocha, atingido pela queda de árvores, e a reconstrução do orquidário, que deixou de existir nos últimos anos.
“O primeiro passo será recuperar e revitalizar o espaço. Outras melhorias virão em etapas seguintes”, afirmou.
Com mais de 100 anos de história, o Horto Florestal inicia agora um novo capítulo como ponto de convivência, cultura e lazer no coração da capital sul-mato-grossenses.