Veículos de Comunicação

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Hospital de Três Lagoas é destaque na Pré-COP30 com projeto que une gestão e meio ambiente

Com foco em sustentabilidade hospitalar, HR de Três Lagoas ganha menção no PAMA ao reciclar óleo de cozinha e reduzir impactos ambientais.

Equipe do HR da Costa Leste apresenta projeto de óleo reciclado no XVIII SHS, em São Paulo
Projeto de reciclagem de óleo do HR de Três Lagoas recebe Menção Honrosa no PAMA durante o SHS 2025.

Em alinhamento com a agenda climática que antecede a COP30, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), apresentou no XVIII Seminário Hospitais Saudáveis (28 a 30 de outubro), em São Paulo, um projeto de sustentabilidade hospitalar. Este foi voltado à reciclagem de óleo de cozinha utilizado na Unidade de Alimentação e Nutrição. A proposta, além de reduzir impactos ambientais, conecta o cotidiano da gestão hospitalar às metas globais de saúde e clima.

No evento — cujo tema foi “Clima é Saúde, Saúde é Clima” — a iniciativa concorreu nas categorias Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA) e Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). O projeto foi agraciado com Certificado de Menção Honrosa no PAMA, que registrou 233 propostas inscritas de 18 estados. O reconhecimento reforça, portanto, a aderência da pauta ambiental aos processos operacionais de um hospital regional do SUS.

Iniciativas e Impacto Ambiental

O eixo central das ações é o descarte correto do óleo de cozinha, com reaproveitamento para produção de biodiesel. Em parceria com a empresa Lobos Verdes Ambiental, foram coletados 120 litros de óleo. Isso, conforme os parâmetros informados pela instituição, corresponde à preservação de mais de 3 milhões de litros de água e à redução aproximada de 250 kg de CO₂. Além disso, a proposta se integra ao gerenciamento de resíduos, com segregação adequada, treinamento de equipes e monitoramento contínuo da coleta.

Segundo o coordenador de Políticas Ambientais, Fernando Rufino, a participação no seminário permitiu aferir e ampliar as boas práticas:

“Pudemos demonstrar as boas práticas socioambientais realizadas em nossa instituição. Além disso, tivemos a oportunidade de avaliar nossas ações e confirmar que estamos no caminho certo. Durante o evento, com o conhecimento transmitido por palestrantes renomados, foi possível identificar novas oportunidades de melhoria e projetos ambientais. Tudo isso só foi possível graças ao apoio da direção do hospital, que leva muito a sério a proteção ambiental”. declarou Rufino.

Cultura Organizacional e Envolvimento Comunitário

Enquanto o impacto direto é mensurável, os desdobramentos também atingem a cultura organizacional. A equipe passou a incorporar rotinas de capacitação e de controle dos resíduos gerados pela UAN. Estão previstas atividades de educação ambiental com a comunidade, incluindo oficinas para produção de sabão artesanal a partir do óleo reciclado. Isso amplia o alcance social da iniciativa.

A edição de 2025 do SHS incorporou, ainda, o I Simpósio Clima e Saúde, organizado com a UFRJ. Este aprofunda a relação entre eventos climáticos e saúde pública. Desse modo, a presença do hospital sul-mato-grossense sinaliza o protagonismo regional na construção de um SUS sustentável, sem perder de vista a responsabilidade local. O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé é administrado pelo Instituto Acqua, credenciado pela SES-MS.