RÁDIOS
Campo Grande, 16 de agosto

Agosto Branco conscientiza sobre o câncer de pulmão

Cirurgião oncologista afirma que o tipo da doença é o mais fatal

Por Karla Machado
04/08/2022 • 12h39
Compartilhar

Agosto Branco é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de pulmão, o tipo da doença com maior incidência e maiores taxas de mortalidade no mundo. Exames de rastreamento e o acompanhamento médico com foco no diagnóstico precoce pode aumentar consideravelmente as chances de cura da doença.

Quando se fala de prevenção, não fumar segue como uma das formas mais efetivas de se evitar a doença, que costuma ser bastante agressiva. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 30 a 50% dos cânceres podem ser evitados através do combate ao tabagismo e a adoção de hábitos saudáveis.

O quadro CBN Saúde desta quinta-feira (4), conversou com o cirurgião oncológico da Unimed Campo Grande, Dr. Cezar Augusto Vendas Galhardo, que falou mais sobre a enfermidade.

CBN: BANNER CBN EM AÇÃO DE 20.07 A 16.08
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O câncer de pulmão é uma doença muito fatal. De todos os casos de câncer de pulmão, cerca de 85% estão ligados ao tabagismo. Tirando o câncer de pele, o câncer de pulmão no mundo é o mais incidente em homens e mulheres, no Brasil ocupa segunda e terceira posição. Em 2022, a estimativa é que tenha no Brasil 30 mil novos casos e uma mortalidade de 28.600 pacientes”, afirmou o médico.

Veja a entrevista completa:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande