RÁDIOS
Campo Grande, 28 de março

Autoconhecimento é chave de liderança para ativar inteligência coletiva

Representantes debatem necessidade de reconexão entre líderes e colaboradores na cultura organizacional

Por Thais Cintra
22/06/2022 • 19h00
Compartilhar

ACESSE O LINK PARA OUVIR A MATÉRIA COMPLETA: 

Pesquisa internacional da Price Waterhouse Coopers (PWC) de 2021, mostra que 69% das lideranças empresariais entrevistadas, consideram que parte do sucesso obtido nos negócios durante a pandemia de covid-19, está ligado aos valores e ambiente interno nas organizações. Isso mostra que as empresas estão buscando novas estratégias para tornar as relações mais humanas no ambiente de trabalho. Segundo o CEO do Grupo Unità Educacional e Professor da Inova Business School, Marcelo Veras, na cadeia, os gestores vão ter que assumir suas vulnerabilidades e forças, através do autoconhecimento, e assim ativarem a inteligência coletiva.  

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A escola clássica da gestão de 1950 até 2015, aproximadamente, vendeu uma tese de que nos cargos de liderança, os gestores tinham que ser quase um ‘Deus’ e estarem presentes em tudo. Na prática, isso nunca existiu. Agora, o nível de consciência das pessoas está mudando e a pandemia mostrou que somos muito frágeis. Então a gente precisa entender que a liderança vai ter que assumir através de um processo de autoconhecimento, suas vulnerabilidades e forças, mas ativar a inteligência coletiva”, analisa.

Segundo Veras, resultados bons se consegue com equipes boas. “Se meu resultado é através das pessoas, o que tenho que fazer com elas? Desenvolve-las. Daí a minha tese da fusão de educador e gestor na chamada liderança educadora”, destaca. A afirmação do educador foi feita durante o “Amcham CEO Fórum”, evento promovido pela Câmara Americana de Comércio nesta quarta-feira (22), na Expo Bosque dos Ipês em Campo Grande.

Durante a ação, outros palestrantes também compartilharam conhecimentos da cultura organizacional. O fundador e presidente do Conselho da Multicoisas, lindolfo Martin, que iniciou a franquia de produtos de utilidades, na capital em 1979, hoje conta com mais de 200 lojas em todo o país.  Ele afirma que mudanças tecnológicas estão tornando o mundo mais “encaixotado e clonado”, e que é preciso se atentar às questões sustentáveis.

“A diversidade verdadeira não está acontecendo. A gente acompanha as mídias sociais e esquecemos de ser originais, o que somos e procuramos. Parece que queremos ser algo que não representa os nossos sonhos, no mundo encaixotado e clonado. Acho que Mato Grosso do Sul está descontamindado da área tech e estamos muito ligados às coisas de naturezas, ao agro. Apesar de tudo, a gente está indo bem na transformação do futuro, tem que só cuidar da natureza pra andarmos junto com ela”, afirma.   

Os últimos anos foram atípicos no quesito conexão e isso impactou a cultura de gestão e a rotina de diversas empresas, equipes e pessoas. O encontro também abordou  a importância de se conectar ao que realmente importa, e desconectar do que não é necessário. De acordo com Elcio Trajano Junior, diretor de Recursos Humanos da Eldorado Celulose, um dos elementos chave nas organizações é a comunicação.

“Lógico que a forma de se comunicar vem alterando muito rapidamente, tecnologicamente e digitalmente com outras plataformas. Por isso devemos nos adequar e reaprender a utilizar melhor a comunicação, como aprender a falar com as pessoas de diversas gerações.  A comunicação vem para melhorar a conexão entre as pessoas, pra gerar maior engajamento e aumentar produtividade das empresas”, pontua.

Sobre o Fórum 

O evento é a principal marca e produto de conteúdo da Amcham. Considerado ponto de encontro obrigatório dos principais líderes empresariais do país, o CEO Fórum em 2022 realiza 14 edições regionais com encontros presenciais e exclusivos para conexão, insights e networking entre executivos associados à Câmara Americana.

No dia 29 de junho haverá um fórum nacional 100% digital, para encerrar o ciclo de conteúdo da temporada anual. Confira a programação completa no site: https://conteudo.amcham.com.br/ceo-forum

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande