RÁDIOS
Campo Grande, 18 de junho

Campanha de segurança no trânsito chama atenção para cuidado com os idosos

Quase 17% dos condutores do estado tem mais de 60 anos

Por Karina Anunciato
11/06/2024 • 09h00
Compartilhar

O mês de junho é dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa. Entre as ações preventivas promovidas pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-MS, está a campanha de segurança no trânsito 60+. A ação - que será lançada no próximo dia 25 de junho - foi antecipada nesta terça-feira (11) dentro do Jornal CBN CG pelo presidente da comissão, Nelson Alfonso.

Segundo o advogado, a ação quer promover a dignidade da pessoa idosa na sociedade. “Em Campo Grande são 125 mil pessoas idosas, o número corresponde a 13,94% do total de pessoas no município. Em Mato Grosso do Sul, o percentual é ainda maior: 14,94%[...] O que observamos são diversas situações de desrespeito como falta de acessibilidade, calçadas inapropriadas, a falta de políticas públicas específicas entre outros". 

De acordo com dados do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), no estado são 223.842 habilitações de pessoas com 60 anos ou mais, o total é equivalente a 16,869% das carteiras de habilitações. 

Para Alfonso os condutores com mais de 60 anos são caracterizados pelo respeito às leis de trânsito e condução segura, no entanto, o preconceito com a pessoa idosa é grande.

Durante a conversa ele frisou outros problemas enfrentados pelas pessoas idosas. “O principal problema hoje é a invisibilidade. Além disso, em 90% dos casos a violência vem de pessoas da família”. Acompanha a entrevista completa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande