RÁDIOS
Campo Grande, 22 de maio

Equipe especializada em resgate animal é enviada ao Rio Grande do Sul

Ação é uma parceria entre órgãos do Estado e Instituto Homem Pantaneiro, que já têm experiência no resgate animal no Pantanal

Por Isabela Duarte
15/05/2024 • 14h00
Compartilhar
TODAS AS PRAÇAS: BOX INTERNA NESCAU ATÉ 31.12.24

Na manhã desta quarta-feira (15) uma equipe técnica composta por biólogos, veterinários e voluntários partiu de Campo Grande com destino a Porto Alegre (RS) para auxiliar no resgate de animais domésticos e silvestres afetados pelas enchentes.

O comboio inclui uma diversidade de insumos, como ração seca para diversos tipos de animais, medicamentos, vacinas, água mineral, mantas térmicas aluminizadas, cobertores, toalhas, colchonetes, caixas de transporte animal, entre outros.

 força-tarefa é organizada pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), em parceria com o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap).

CBN: BANNER KAMPAI 03 14.05 A 31.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Equipe multidisciplinar especializada, formada por 20 profissionais biólogos e veterinários, embarcou com a finalidade de fornecer suporte imediato às comunidades locais e às autoridades envolvidas nos esforços de resgate e recuperação.

A previsão de viagem até a capital gaúcha é de aproximadamente 30 horas, levando em consideração a distância, os limites de velocidade com o volume dos insumos arrecadados, além das intempéries climáticas.

O Instituto Homem Pantaneiro é um dos órgãos especializados no resgate de animais durante os períodos de queimada em grande escala no Pantanal. Coordenador do Instituto, Sérgio Barreto afirma que equipe está preparada para enfrentar as adversidades.

“Nossa equipe está levando os materiais necessários para eventuais resgates, como puçás, pinças, cambões, caixas de contenção e outros imprescindíveis. É um cenário diferente do que encontramos aqui no Pantanal, mas essa equipe realiza treinamentos periódicos, sempre se atualizando perante a desastres em outros ambientes. Estamos treinados para fazer o melhor possível por essa população”, afirmou o coordenador.

É importante ressaltar que a iniciativa abrange tanto animais domésticos quanto silvestres, de pequeno, médio e grande porte. Na próxima semana, um novo comboio com mais insumos sairá da capital sul-mato-grossense rumo ao Rio Grande do Sul. Além disso, em revezamento, mais profissionais serão enviados para auxiliar no resgate de animais.

Participam da iniciativa também o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e Instituto Homem Pantaneiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande