RÁDIOS
Campo Grande, 14 de julho

Parque Ayrton Senna realiza Dia "D" de combate à dengue

Ação terá participação de 180 agentes municipais de saúde

Por Thais Cintra
19/11/2021 • 09h15
Compartilhar

Com o objetivo de combater o mosquito aedes aegypti, O ‘Dia D’ de combate à dengue, zika e chikungunya, ocorre nesta sexta-feira (19), no Parque Ayrton Senna. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), orientou aos demais 78 municípios para a realização da campanha.

Conforme a SES, o evento terá a participação de 180 agentes municipais da saúde, com a participação da Defesa Civil, Polícia Militar e Ambiental, além de militares do Corpo de Bombeiros Militar que darão suporte com o apoio de drones S.

 “É preciso lembrar que a Dengue tem feito vítimas em nosso Estado, por isso a importância desta campanha. A comunidade deve estar atenta porque 80% dos reservatórios com proliferação estão nas casas das pessoas. Escolas da região também irão participar. Blitze educativas também irão acontecer nas imediações, assim como visitas em residências e comércios das regiões”, destacou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

CBN: BANNER DIGIX 01.01 A 30.06.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dia D

Como ação estratégica para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti e orientar a população sobre os cuidados para se evitar acúmulo de lixo e resíduos que possam contribuir para formação de criadouros do mosquito, os participantes do Dia D vão percorrer as principais ruas do bairro Aero Rancho e imediações do Parque Ayrton Senna.

O combate ao mosquito aedes aegypti é de extrema importância. Além da dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a zika e a febre do chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

A campanha de enfrentamento à dengue, chikungunya e zika foi lançada no último dia 4 de novembro. Para este ano, diversas ações de conscientização foram programadas como a realização de webnários, visitas técnicas a municípios, lançamento da 3ª etapa do sistema e-Visitas, início da nova fase do programa da Wolbachia LDO –liberação de ovos, além do “D” de combate às Arboviroses.

A SES conta com o apoio de membros do Comitê Estadual das Arbovirores para esta campanha. Há o site Guerra Contra o Mosquito que reúne diversas informações, além de materiais educativos para o apoio da campanha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande