O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, através da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos de Paranaíba, abriu inquérito para investigar o cumprimento das normas referentes ao tráfego de caminhões bitrem na rodovia BR-497. O objetivo é apurar possíveis infrações que possam estar contribuindo para o aumento de acidentes na área urbana de Paranaíba. A abertura do inquérito foi publicada em Diário Oficial.
A investigação é comandada pelo promotor Ronaldo Vieira Francisco e teve como motivação um acidente fatal na BR-497, ocorrido no período noturno envolvendo um caminhão canavieiro de uma usina local.
Para obter informações adicionais, a promotoria solicitou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) dados sobre o tráfego de veículos bitrem na rodovia. O Denatran confirmou que a combinação de veículo de carga (CVC) identificada com a unidade de transporte de placa HTP e unidades rebocadas de placas HJD e HJD*, possui Autorização Especial de Trânsito (AET) nº 246122/2023. Essa autorização é válida de 05/07/2023 a 04/07/2024, com permissão para circulação apenas durante o dia, do amanhecer ao pôr do sol. Não foi encontrada autorização para trânsito noturno em pista simples para esta combinação de veículos, informou o Denatran. E a investigação está em andamento.