Avisos de vendaval, declínio de temperatura e baixa umidade colocam Dourados em alerta de hoje a domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta sexta-feira (22), é preciso atenção para o aviso de baixa umidade, que segundo o Inmet aponta variação entre 30% e 20% na umidade relativa do ar, condição que pode causar riscos à saúde e favorecer incêndios florestais. O aviso de perigo potencial termina às 23h do sábado.
O Inmet recomenda a ingestão de bastante líquido, evitar esforço físico nas horas mais secas do dia e reduzir a exposição ao sol nos períodos mais quentes.
Dourados está há 17 dias sem chuvas intensas, que são aquelas acima de 5 milímetros, conforme a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária do Oeste.
Vendaval e queda na temperatura
O alerta de vendaval tem previsão de início no sábado (23), às 10h e término às 21h, com vento variando entre 40 km/h e 60 km/h. Lembrando que hoje, Dourados segue em alerta de vendaval até às 18h.
Esse é o terceiro alerta de vendaval nesta semana. Na última terça-feira (19), o Inmet já havia emitido um aviso, que se confirmou para a cidade. Conforme a Defesa Civil foram 12 chamados durante a noite de terça-feira (19), que tiveram início antes do entardecer e seguiram até a madrugada da quarta-feira (20).
Já o aviso de perigo de declínio de temperatura começa neste sábado (23), às 21h, com previsão de declínio maior que 5ºC.
Cuidados
A orientação do Inmet é que, em caso de rajadas, a população não se abrigue debaixo de árvores, evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e em caso de necessidade busque informações com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).