Veículos de Comunicação

JUSTIÇA

Pastor é condenado por abusos sob pretexto de “cura espiritual”

Condenação aconteceu em julho deste ano, mas só nesta semana foi divulgada / Foto: Divulgação
Condenação aconteceu em julho deste ano, mas só nesta semana foi divulgada / Foto: Divulgação

A 3ª Vara Criminal de Dourados condenou o pastor Evandro Luiz Baptista, de 53 anos, pelo abuso sexual de quatro mulheres, ocorrido sob a promessa de “cura espiritual”. A sentença foi proferida em 3 de julho, mas apenas nesta quarta-feira (3/9) tornou-se pública.

A pena totaliza seis anos e oito meses de reclusão, inicialmente em regime semiaberto. Ele foi condenado por um caso de violação sexual mediante fraude (2 anos e 8 meses) e três casos de importunação sexual (1 ano e 4 meses cada). Além disso, cada uma das quatro vítimas deverá receber R$ 10 mil em indenização. A sentença manteve a possibilidade de recurso em liberdade .

Relatos indicam que o pastor se aproveitava de sua posição religiosa para induzir as mulheres, durante rituais noturnos em locais ermos, afirmando transmitir energia vital por meio de atos sexuais, em “línguas estranhas” . As vítimas, com idades entre 20 e 40 anos, relataram beijos forçados, toques íntimos e atos sexuais sem consentimento.

Os crimes ocorreram em 2024 e ele chegou a ser preso em agosto do mesmo ano, entretanto, conseguiu liberdade em novembro diante de medidas cautelares.