Veículos de Comunicação

Prevenção

Saúde fará abertura oficial do Outubro Rosa no Centro de Atendimento à Mulher em Dourados

A expectativa é de 300 mamografias realizadas durante o mês, segundo a Sems. (Foto: Divulgação)
A expectativa é de 300 mamografias realizadas durante o mês, segundo a Sems. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a abertura oficial do Outubro Rosa de Dourados no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), a partir das 8h. O evento contará com palestras sobre câncer de mama e de colo do útero, reforçando a importância de manter os exames em dia.

Segundo a Sems, a expectativa é de 300 mamografias realizadas durante o mês. O atendimento ocorre das 6h30 às 18h30, e os agendamentos podem ser feitos presencialmente ou pelo WhatsApp (67) 98106-0619.

Em Dourados, o Instituto do Hospital de Amor é um dos principais parceiros da rede municipal na oferta de mamografias gratuitas. Somente nos primeiros dias de outubro, foram realizados cerca de 400 exames, e a expectativa é superar a média de 1.300 mamografias registradas em 2024. O agendamento pode ser feito pelo telefone ou WhatsApp (67) 3410-6600.

A Secretaria de Saúde está reforçando as ações do Outubro Rosa. O Ministério da Saúde anunciou em setembro a ampliação do acesso à mamografia a partir dos 40 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o aumento da faixa etária para rastreamento preventivo até os 74 anos.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, destacou a importância da medida, que fortalece a prevenção e o diagnóstico precoce. “Garantir a mamografia a partir dos 40 anos no SUS é uma decisão histórica do Ministério da Saúde, principalmente em uma faixa etária que concentra quase um quarto dos casos de câncer de mama no Brasil. Com isso, nosso foco é ampliar o atendimento às mulheres de Dourados ”, afirmou.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o que mais causa mortes no país, com cerca de 37 mil novos casos por ano. Em 2024, o SUS realizou aproximadamente 4 milhões de mamografias de rastreamento e 376 mil exames diagnósticos. A ampliação da faixa etária e o incentivo à prevenção colocam o Brasil em sintonia com práticas adotadas em países como a Austrália.