A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da chamada linha branca – como geladeiras e máquinas de lavar – fez as vendas subirem 20% em relação a maio de 2008. Em algumas redes, o crescimento chegou a 52%. Com isso, já faltam produtos no varejo. "Hoje não tenho uma máquina de lavar para entregar", diz a presidente do Magazine Luiza, Luiza Trajano. O corte do imposto começou em 18 de abril e vale por 90 dias. "A prioridade agora é ter produto para esse último período do IPI", disse o diretor da rede Colombo, com 365 lojas no país. Executivo responsável pela fabricante das marcas G&E e Dako explica: "Não esperávamos que o mercado fosse ter uma procura tão forte."
4
Imposto menor já provoca falta de eletrodomésticos
Indústria não consegue atender à procura maior por geladeiras e lavadoras
Mais notícias
Mais artigos
Ver mais
ECONOMIA
EUA retira taxa das exportações nacionais de celulose
Em 2024, Brasil exportou quase US$ 1,84 bilhão desse grupo de produtos
Ver mais
FIM DA SAFRA DE CAFÉ
IBGE e Conab divergem na quantidade de sacas da colheita do Café em 2025
O Agro é Massa destacou que o Brasil caminha para uma safra de café menor em 2025, cenário que pode sustentar preços no curto prazo. De acordo com o programa, o IBGE estimou a produção total em 56,8 milhões de sacas de 60 kg, o que representa queda de 1,4% na comparação anual. Já a […]
Ver mais
PRODUÇÃO
Valor da produção agrícola recua em MS e interrompe ciclo de crescimento iniciado em 2017
Estado perdeu posição no ranking nacional e sentiu impacto da queda na soja e no milho, principais culturas da região
Ver mais
AGRONEGÓCIO
Fazenda reduz PIB, juros altos travam crédito e safra 25/26 entra no radar
Estimativas apontam safra recorde de soja, mas risco de acordo China–EUA pode mexer com demanda e preços
Ver mais
OPORTUNIDADES
Capital tem 1,3 mil vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira
Entre as vagas estão auxiliar de cozinha, porteiro e servente de obras; confira
Ver mais
ENTREVISTA
Shogun desembarca em Campo Grande para lançar parceria do Ultraçaí com a Dale
Lenda do MMA fala sobre carreira, hábitos alimentares e aposta em nova fase como embaixador do açaí; empresa promete novidades para MS