Veículos de Comunicação

Agrobusiness

Três Lagoas lidera ranking de cidades exportadoras em Mato Grosso do Sul

Vendas externas de papel e celulose confirmam potencial do setor industrial instalado na cidade; carne bovina ficou em segundo

Fábricas de celulose estão instaladas em Três Lagoas; cidade é polo mundial de produção - Arquivo/JPNews
Fábricas de celulose estão instaladas em Três Lagoas; cidade é polo mundial de produção - Arquivo/JPNews

A Carta de Conjuntura do Setor Externo do mês de fevereiro de 2019, divulgada nesta sexta-feira (8) pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Estado fechou o mês de fevereiro de 2019 com um superávit de US$ 266 milhões de dólares na balança comercial, com destaque para as exportações de celulose e carnes. 

O principal município exportador, neste ano, foi Três Lagoas, com cerca de 60% dos valores exportados, com composição baseada sobretudo nas exportações na indústria de papel e celulose.

“Tivemos um bom resultado nas exportações, impulsionado pela celulose, o aumento chegou a 24,18% em relação a janeiro e fevereiro de 2018”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro. Na pauta de exportações, a celulose representou com 50,3% do total exportado em termos do valor. O segundo lugar foi ocupado pela carne de bovinos e outros produtos de carne, com 16,28% de participação, com aumento em termos de valor de 0,64% em relação a janeiro e fevereiro de 2018. Em termos de volume, houve aumento de 11,94% comparado a janeiro-fevereiro do ano passado.

O minério de ferro reverteu a queda nas exportações verificada em 2016, com aumentos expressivos em 2017 e 2018. Por sua vez, no acumulado de janeiro e fevereiro de 2019 o produto registrou queda de 53,68% comparado com o mesmo período do ano passado. Em termos de volume exportado, houve recuo de 53,46%.

Em relação aos produtos importados, o Estado continuou com uma pauta concentrada na importação de gás boliviano, representando 48,02% da pauta de importações em janeiro e fevereiro de 2019 – queda de 51,74% em relação ao mesmo período de 2018.

DESTINOS
Em termos de destino das exportações houve uma concentração das vendas externas para a China, representando em janeiro e fevereiro cerca de 29,32% do valor total das exportações. Os países com maior aumento na participação foram: Reino Unido (310,65%) e Estados Unidos (228,83%).

“Os Estados Unidos já figuram, no mês de fevereiro, como o segundo destino do comércio exterior do Estado, contabilizando com 10% das exportações. Os principais produtos destinados ao mercado norte-americano foram celulose e carnes”, acrescenta Verruck. (Com informações da Semagro)